Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sebrae quer atender mais de 50 mil pessoas na 3ª Semana do Empreendedor Individual


O Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promove, em todo o país, a 3ª Semana do Empreendedor Individual. O objetivo é incentivar a formalização de profissionais que trabalham por conta própria e capacitar quem já é registrado. A mobilização vai até o próximo sábado (2), com a expectativa de atender mais de 50 mil empreendedores e formalizar mais de 40 mil em seis dias.

No dia 1º de julho, o programa Empreendedor Individual completa dois anos. Desde que foi criado, cerca de 1,2 milhão de trabalhadores autônomos e empreendedores foram formalizados em todo o Brasil. A maioria dos registros processados está relacionada aos setores de serviços e comércio.

O governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz, participou da abertura do evento na cidade de Ceilândia. Na ocasião, ele destacou a importância da formalização do negócio. “O empreendedor individual não pode ter receio de se formalizar. Assim é possível ter cobertura previdenciária e acesso ao crédito, além da oportunidade de o empreendimento crescer. Com isso, podemos garantir a cidadania, e o crescimento da economia brasileira”, disse o governador.

Andréia Carvalho, empreendedora individual, abriu em março do ano passado a Boutique Móvel. Ela transformou uma van em uma loja e percorre todo o DF vendendo roupas e acessórios. Andréia só saiu da informalidade cinco meses após o início da empreitada. “A formalização abriu muitas portas. A gente buscou a legalização para ter o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica [CNPJ] e assim conseguir fazer compras como atacadista e”, completou.

O gerente da Unidade de Orientação Empresarial do Sebrae no DF, Stefano Portuguez, destaca que a formalização vai além de legalizar um negócio. “A formalização consegue também aumentar a autoestima do cidadão. Eles passam a entender que trabalhar como empreendedor individual pode mudar a sua estrutura de trabalho e, que eles podem crescer na vida empresarial”, ressaltou Stefano.

Diene Ambrósio trabalha como manicure, cabeleireira e depiladora há 16 anos e disse que nunca havia pensado em como será a sua aposentadoria. “Aqui pude ter mais conhecimento do meu negócio e agora vou contribuir para o INSS [Instituto Nacional de Seguridade Social] para cuidar da minha aposentadoria porque vai chegar o dia em que eu não vou mais conseguir trabalhar”, disse Diene, que já sonha abrir um pequeno salão na garagem de sua casa.

No ano passado, o Sebrae promoveu duas edições da Semana do Empreendedor Individual, nos meses de outubro e novembro. Na primeira, foram registrados cerca de 47 mil atendimentos e na segunda, 28 mil.

Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br