Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Prefeito de Suzano Marcelo Candido apresenta maquete física do Hospital

O prefeito Marcelo Candido apresentou na tarde desta quinta-feira (25/8) no Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa, a maquete física da estrutura do Hospital Regional de Suzano (SP) , que a partir da próxima terça-feira (30/8) poderá ser visitada pela população de modo descentralizado, em equipamentos públicos da cidade. O primeiro local a receber a maquete será o Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz, onde ela permanecerá pelo período de duas semanas.

A maquete física reproduz com detalhes todos os setores do complexo de saúde e foi confeccionada pela Apliarte Maquetes numa escala de 1 para 100, de acordo com o projeto arquitetônico elaborado pela Consulgal Brasil Construtores de Engenharia e Gestão Ltda. – empresa contratada pela Prefeitura por meio de licitação para elaboração de projetos diversos.

“Este trabalho é capaz de dar as pessoas a dimensão de como será o nosso hospital. É uma proposta arrojada e bonita, capaz que se destacará entre os equipamentos existentes na região”, comentou Candido que também agradeceu as equipes envolvidas no trabalho.

Candido também anunciou que na segunda-feira (29/8), a Prefeitura protocola no Fórum de Suzano a ação de desapropriação do terreno indicado para construção do hospital, uma área de de mais de 23 mil metros quadrados, localizada na avenida Armando de Sales Oliveira com rua Konoe Endo, na região central. “De acordo com o laudo feito a pedido da Prefeitura essa área está avaliada em R$ 2,1 milhões. Daremos entrada nas ações e aguardaremos os prazos da Justiça para conclusão desse processo”, disse.

A secretária municipal de Saúde, Célia Bortoletto, destacou que o projeto do hospital foi elaborado de forma a contemplar os interesses do município, da região e do Ministério da Saúde. “Desde que o projeto foi apresentado ao governo federal, em 2006, houveram mudanças significativas para atender também a região e a política estabelecida pelo ministério. Essa proposta aumentará muito o número de leitos de UTI na região, além de prevê uma ala para saúde mental”.

A maquete física foi entregue ao prefeito na semana passada pelo vice-presidente da Consugal, Antônio Martins de Mattos, que veio acompanhado dos profissionais que trabalharam no projeto e do técnico em edificações, Makoy Barbosa, responsável pela maquete física que demorou pouco mais de 40 dias para ser concluída. Para apresentação do trabalho nesta quinta-feira, a Consulgal foi representada pelo diretor da empresa no Brasil, Felipe Monteiro Nunes, pelo coordenador de projetos Luiz Henrique Souza e pelo arquiteto José Roberto Cintra.

Também acompanharam a apresentação da maquete física do hospital, vátios secretários municipais, dentre eles Miguel Reis Afonso (Política Urbana), Marco Tanoeiro (Negócios Jurídicos), Cláudio Scalli (Infraestrutura e Obras) e Michele de Sá Vieira (Meio Ambiente), além do presidente da Câmara de Suzano, José Izaquel Rangel, entre outros vereadores da cidade.

Retrospectiva
Durante a apresentação da maquete, o prefeito Marcelo Candido, fez um resgate do pleito da construção do hospital em Suzano. “Todos sabem que o hospital de Suzano é uma das maiores reivindicações da população e assumimos o compromisso de buscar recursos junto aos governos federal e estadual para viabilizar a implantação do equipamento na cidade”.

O pleito da Prefeitura foi feito junto ao Ministério da Saúde em 2006. No ano passado, durante inauguração do campus de Suzano do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o então ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha - hoje responsável pela pasta de Saúde no governo federal-, cuidasse do assunto e garantisse o hospital regional para a cidade.

Com o avanço das negociações, a administração municipal já indicou área de mais de 23 mil metros quadrados, localizada na avenida Armando de Sales Oliveira com rua Konoe Endo, na região central, para construção do prédio, elaborou o detalhamento da proposta e também entregou o projeto do hospital regional ao secretário de Atenção à Saúde do ministério, Helvécio Miranda Magalhães Junior.

Após isso, técnicos do governo federal já estiveram na cidade e a questão vem sendo tratada entre os representantes do Ministério da Saúde e da Prefeitura de Suzano. A expectativa do prefeito suzanense é de que o processo licitatório seja aberto ainda neste ano para que as obras sejam iniciadas no primeiro trimestre de 2012. (Com informações de Cecília Figueiredo/SMS)

Hospital Regional de Suzano
O projeto apresentado ao governo federal, reproduzido na maquete física entregue ao prefeito, prevê um hospital com 210 leitos em uma área construída de 22.298 metros quadrados. A proposta segue o conceito adotado nos projetos públicos da atual administração municipal, que é o de edifícios abertos.

Outro diferencial, que marca a humanização nos serviços de saúde, está nos terraços, jardins de inverno e espaços livres previstos para convivência não só dos funcionários, mas também dos pacientes e visitantes. O projeto paisagístico inclui a arborização com ipês amarelo e roxo.

Na área externa, na esquina da avenida Armando de Sales Oliveira com a rua Konoe Endo, terá uma lanchonete. Contornando o prédio serão construídos os blocos de apoio (manutenção, cabine primaria, gases e lixeira). O acesso para os funcionários e visitantes será pela Konoe Endo.

No térreo ficarão o Pronto-socorro adulto e infantil, ambos com entrada pela Armando Sales, e a ala de Saúde Mental, além da cozinha, almoxarifado e área de convivência dos funcionários (refeitório e estar). O primeiro andar abrigará o centro cirúrgico, as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e infantil, e ainda a administração e os setores de imagem, hemoterapia e patologia clinica. Já os outros dois pavimentos (2º e 3º andares) receberão os leitos de internação adulto e infantil.

Fonte: Secom Suzano / Foto: Wanderley Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br