Pastores Leandro Tarrataca e Denis Garijo |
Alcançar, discipular e integrar jovens e adolescentes, levando-os a viver comprometido com Deus, ter uma vida de qualidade e evitar o comportamento de risco são os objetivos do programa “Família, Projeto de Deus” da Igreja Bíblica Brasileira (IBB). Preocupados em buscar conhecimento para estruturar o programa os pastores Leandro Tarrataca e Denis Garijo, e missionário Joel Jardim viajaram para a Costa Rica na segunda-feira (9/8/2011), onde devem permanecer até a próxima terça-feira. No país da América Central estarão visitando a organização Son Life (Filhos da Luz) produtora de uma estratégia pedagógica utilizada em vários países.
Após longa negociação dos direitos autorais do material pedagógico, a direção de Son Life aceitou licenciar seus direitos para Língua Portuguesa em nome do Pr. Leandro Tarrataca. No entanto, uma das condições seria que o contrato fosse assinado pessoalmente na Costa Rica e que os responsáveis pelo desenvolvimento prático passassem por um treinamento especifico e observação de como o ministério funciona na prática.
Realidade
O Brasil possui uma população de cerca de 190 milhões de pessoas, das quais quase 60 milhões têm menos de 18 anos de idade, o que equivale a quase um terço de toda a população de crianças e adolescentes da América Latina e do Caribe. São dezenas de milhões de pessoas que possuem direitos e deveres e necessitam de condições para desenvolver com plenitude todo o seu potencial.
Segundo o pastor Leandro, no Brasil, 46% dos adolescentes entre 14 e 17 anos consomem bebidas alcoólicas. “O dado é de um estudo recente da Organização das Nações Unidas (ONU), que mapeou a ingestão de álcool entre os jovens de nove países da América Latina. O resultado foi trágico: ficamos atrás apenas da Colômbia, com 51,9%, e do Uruguai, com 50,1%”, relata.
Outro recente estudo mostra que no Brasil de cada 100 estudantes que entram no ensino fundamental, apenas 59 terminam a 8ª série e apenas 40, o ensino médio. A evasão escolar e a falta às aulas ocorrem por diferentes razões, incluindo violência e gravidez na adolescência. Nas duas últimas décadas, o número de homicídios de adolescentes (15 a 19 anos) aumentou quatro vezes. Cerca de 30 mil adolescentes recebem medidas de privação de liberdade a cada ano por envolvimento com crimes violentos.
“Como servos de Deus temos a obrigação de tentar mudar essa realidade, por isso na IBB estamos buscando ferramentas para cuidar de nossos jovens e adolescentes”, conclui.
Fonte: Assessoria de Imprensa