Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Junji cobra políticas públicas adequadas


Integrante da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, deputado diz que é preciso empenho do Executivo nas três esferas e participação da sociedade

A missão de viabilizar políticas públicas adequadas à população da Terceira Idade não é exclusiva do governo federal. É preciso haver empenho do Executivo nas três esferas e a participação da sociedade.

Quem avalia é o deputado federal Junji Abe (PSD-SP), ao defender investimentos para melhorar a qualidade de vida dos idosos, com um leque de ações em todos os setores. Desde saúde e previdência social, passando por esportes e lazer, até iniciativas que proporcionem o relacionamento saudável dos mais jovens com os veteranos.

O Brasil ainda está despreparado para amparar a Terceira Idade. “Tanto na oferta de serviços públicos quanto no aspecto cultural – especialmente, a maneira como a sociedade trata o idoso”, apontou Junji na reunião da Frente Parlamentar Mista de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, grupo de que ele faz parte na Câmara Federal.

Ao falar ao público do evento realizado nesta terça-feira (25/10/2011), Junji lembrou que o País está envelhecendo. De 1980 para cá, a taxa de envelhecimento saltou dos 19% para os 40%. “Muito pouco se tem feito para lidar com esta realidade e menos ainda para enfrentar o cenário que ela projeta para um futuro próximo”, constatou e surpreendeu a plateia ao informar que completará, em dezembro 71 anos, “com a honra e a alegria” de ser um brasileiro idoso.

Junji observou que cuidar do idoso não significa “tolhê-lo de sua individualidade e autonomia nem fazê-lo crer que deixou de ser útil, porque isto seria ferir de morte sua auto-estima”. Sob essa ótica de prevenção de doenças e interação social, o deputado citou que, como ex-prefeito de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, dedicou especial atenção aos dois extremos da população mais vulneráveis no Brasil: a criança e o idoso. Dentre as muitas iniciativas em prol da Terceira Idade, desenvolvidas em suas duas gestões (2001 a 2008), merece destaque a implantação do Pró-Hiper, focado em cuidar da saúde física e mental de quem tem mais de 60 anos de idade.

Impressionada com as informações, a plateia quis saber mais sobre o complexo instalado em Mogi das Cruzes. Com capacidade para atender até 1,5 mil pessoas por dia, o Pró-Hiper concentra os principais serviços públicos aos idosos num só endereço. Abriga sala de ginástica com dois ambientes e modernos equipamentos de musculação, parque aquático com piscinas aquecidas, saunas e vestiário, área verde com quiosques e laboratório de informática. Reúne atividades de recreação – incluindo dança e karaokê, condicionamento físico e hidroterapia, além de serviços especializados, como a Delegacia do Idoso, instalada em parceria com o Estado.

Além disso, o complexo dispõe de uma sala de informática, dotada de dezenas de computadores com acesso à internet. “A ideia é garantir ao idoso a oportunidade de interagir com novas ferramentas do mundo moderno, estar apto a acompanhar a evolução e não acabar marginalizado, até pelos netos, por estar alheio à tecnologia”, explicou o deputado, acrescentando que “tudo isto faz bem à mente e, consequentemente, melhora a saúde dos nossos veteranos”.

Enaltecendo a iniciativa da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que preside a Frente, Junji evidenciou a importância do grupo para pressionar as autoridades a atuarem na justa e legítima implantação de novos benefícios para a Terceira Idade.   Junji frisou a necessidade de unir esforços do Poder Público, em todas as esferas, e da sociedade no sentido de levar projetos como o Pró-Hiper para todos os municípios brasileiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br