Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 6 de março de 2012

Com Voto de Apelo a Testinha, Jeruza pede tombamento de igreja matriz em Poá


Vereadora pelo PTB acredita que o processo ajudaria na preservação da memória de Poá, sobretudo no que reside à trajetória de padre Eustáquio, uma das figuras mais importantes da história religiosa do município

A vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB) teve aprovado por unanimidade, dias atrás, Voto de Apelo ao chefe do Poder Executivo de Poá (SP), Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, acerca do tombamento do prédio que abriga a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.  O pedido para que o valor cultural do local seja reconhecido, de forma que preserve a história católica da cidade, sobretudo a passagem de padre Eustáquio, foi encaminhado para a municipalidade no fim de 2011. A linha de frente da igreja ainda aguarda um posicionamento da Prefeitura poaense quanto ao assunto.

Antônio Carlos Fernandes, o padre Toninho, pároco da matriz Nossa Senhora de Lourdes, protolocou a solicitação de tombamento à arquitetura do local no início de dezembro do ano passado. A intenção é preservar o prédio, histórica e culturalmente, transformando o imóvel em patrimônio oficial, sem se esquecer de sua indiscutível função social. O processo, caso seja acatado pela administração municipal, não vai diluir a responsabilidade dos proprietários do prédio e permitirá eventuais modificações estruturais, desde que previamente autorizadas e supervisionadas por profissionais da área e por órgãos competentes.

A fim de ajudar a comunidade católica da cidade a conquistar o tombamento do prédio da matriz, a vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis apresentou há alguns dias, durante sessão ordinária na Câmara de Poá, Voto de Apelo ao prefeito Testinha, para que a solicitação seja atendida. Segundo a parlamentar, tal medida preservaria a memória religiosa do município, ao passo em que se valorizaria não apenas a estrutura arquitetônica do imóvel, mas, especialmente, seu simbolismo e a passagem de padre Eustáquio, uma das figuras mais significativas da história religiosa da cidade.

"O desenvolvimento de Poá está intimamente ligado à Paróquia e à trajetória de padre Eustáquio, razão pela qual o tombamento faria com que as características históricas, impingidas na arquitetura do imóvel, além de resguardadas, denotassem o grau de comprometimento do município com a preservação de sua memória", defende a vereadora.

História
A paróquia Nossa Senhora de Lourdes tem mais de 90 anos de história e está localizada no centro de Poá, na rua Porto Ferreira, 58. Construído com verbas angariadas em quermesses e leilões e por meio de doações, o templo foi inaugurado em 1917 como capela. Somente em 11 de fevereiro de 1935 a igreja foi elevada à Paróquia, por decisão do então arcebispo de São Paulo, dom Duarte Leopoldo e Silva, motivado pelo comportamento do povoado poaense quanto à passagem de padre Eustáquio pela cidade.

Conhecido por ministrar ações curativas de enfermidades físicas, Eustáquio foi o primeiro vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. Natural de Holanda, o religioso benzia as águas no reservatório e nas pias da igreja em Poá, o que fez com que sua popularidade aumentasse no município, ao passo em que seduzia para a paróquia pessoas advindas de todas as partes do Brasil. Por causa disso, o beato foi transferido para Araguari e ficou um tempo em reclusão.

Em 23 de agosto de 1943, o padre foi diagnosticado com tifo exantemático, devido a uma picada de carrapato, vindo a falecer dias depois. Após sua morte, foi atribuída ao pároco a cura de um câncer de um devoto, constatada clinicamente e comprovada cientificamente. Esse relato consta no processo de sua beatificação, iniciado em 1997. Padre Eustáquio foi beatificado em Belo Horizonte, pelo cardeal José Saraiva Martins, em 15 de junho de 2006.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br