Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Município Verde Azul: Santa Isabel tem a 6ª melhor colocação da região


De acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Santa Isabel é o 6º município melhor colocado no ranking regional do Programa Município Verde Azul. Em todo estado de São Paulo, 645 municípios foram aderiram ao programa e foram avaliados. Santa Isabel está ocupando a 376º posição no ranking estadual, com 37,50 pontos de uma pontuação que vai de 0 a 100.

O resultado foi divulgado na última segunda-feira, 02/04 e a nota ambiental que cada município recebeu, avalia o seu desempenho em dez diretivas que regem o Programa. Foram avaliadas ações nas seguintes áreas: esgoto tratado, lixo mínimo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar e estrutura ambiental, ou seja, a criação de um conselho específico para o meio ambiente.

De 2010 para cá, Santa Isabel sofreu uma evolução positiva no quesito Meio Ambiente, já que subiu quase duzentas posições em apenas um ano. Segundo Tiago Barbosa, secretário de Planejamento, Obras, Agricultura e Meio Ambiente, a expectativa para 2012 é que o Município melhore a pontuação, visto que estão sendo desenvolvidos varias ações que melhorarão a qualidade ambiental: ?Entre as ações estão à implantação da coleta seletiva, a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, o incentivo a arborização urbana, entre outras ações que já vinham sendo desenvolvidas anteriormente pela Secretaria?. Explica.

Programa Município Verde Azul
O programa foi lançado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente em 2007. Logo depois de a campanha ser iniciada, o Prefeito Helio Buscarioli já aderiu ao protocolo de intenções, ressaltando a importância da descentralização da agenda ambiental.

O objetivo da iniciativa é estimular os municípios a participarem da política ambiental, com adesão ao Protocolo Verde de Gestão Ambiental Compartilhada, certificando os municípios ambientalmente corretos, que passam a ter prioridade no acesso aos recursos públicos.

Este ano, somente 158 municípios alcançaram notas superiores a 80,00 e receberam os certificados. Na região do Alto Tietê, apenas Salesópolis alcançou a pontuação estabelecida - ficou com 85,57 - e recebeu o certificado de Município Verde Azul.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Izabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br