O Ministro das Relações Exteriores, Antonio de Aguiar Patriota, fez nesta quinta-feira (14), às 15h, a primeira doação voluntária de compensação de carbono da Rio+20. O ato fez parte do lançamento da ferramenta on-line que permite a compensação voluntária e individual de emissões de gases de efeito estufa (GEE) decorrentes das viagens aéreas ao Rio de Janeiro para participação na Conferência.
A ferramenta digital possibilita realizar o cálculo das emissões de GEE e os participantes da Conferência poderão comprar Reduções Certificadas de Emissão (RCEs) para compensá-las. A cada pagamento realizado, o sistema emite um recibo que comprova o mecanismo de compensação.
O Comitê Nacional de Organização da Rio+20 (CNO) designou voluntários para auxiliar os participantes a compensar as emissões de suas viagens aéreas. Eles estão munidos de um tablet com calculadora de emissões e de máquinas que aceitam pagamentos dos principais cartões de crédito internacionais.
Os voluntários encontram-se no Riocentro, no Parque dos Atletas e na Arena da Barra.
A ferramenta integra a Estratégia Nacional de Compensação de Emissões de Gases de Efeito Estufa na Rio+20. Ela foi desenvolvida pelo Governo Brasileiro em parceria com o PNUD-Brasil (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e a Caixa Econômica Federal.
A Estratégia compreende, ainda, esforços de redução de emissões causadas pelos trabalhos da Conferência e a sua respectiva compensação, mediante projetos brasileiros realizados no marco do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL).
Fonte: AI