Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Integrante do comitê gestor do Joga Limpo Brasil promove ação no Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças


Com a campanha Bola na Rede, a RENAS lança um alerta para o possível aumento da violência com a chegada dos grandes eventos esportivos ao Brasil

Para celebrar o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, comemorado em 18 de maio, a RENAS (Rede Evangélica Nacional de Ação Social) – membro do Comitê Gestor do Movimento Joga Limpo Brasil (MJLB), liderado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) – promoverá diversas mobilizações nos dias 17, 18 e 19 deste mês, nas cidades que receberão jogos da Copa do Mundo de 2014. A ação está inserida na campanha “Bola na Rede: um gol pelos direitos de crianças e adolescentes”, que tem por objetivo formar um movimento contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo por ocasião dos grandes eventos esportivos que acontecerão no Brasil como a Copa das Confederações e Copa do Mundo de 2014. A entidade organizará mobilizações como caminhadas, ações culturais e seminários. Outra ação inserida na campanha “Bola na Rede” é a vacinação pelos bons tratos, que consiste na sensibilização sobre situações de violência cotidiana contra crianças e adolescentes, com a distribuição de folhetos.

“Junto com a alegria do esporte, esses eventos podem trazer mais violência contra crianças e adolescentes. A exploração sexual na área do turismo é um grande atrativo para turistas brasileiros e estrangeiros”, alerta Débora Fahur, diretora de programas sociais da RENAS. O temor tem fundamento: segundo o Governo Federal, estima-se a vinda de 500 mil turistas na época da Copa, o que corresponde a 10% do total que o País recebe em um ano. Em um levantamento da Secretaria e Direitos Humanos da Presidência da República, de janeiro a setembro de 2010 foram registradas 698 denúncias de exploração sexual infantil nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em conjunto com a Coalizão Brasileira de Esportes (CBE), AMME Evangelizar e Atletas de Cristo, além da RENAS, o Movimento Joga Limpo Brasil (MJLB) visa promover a mobilização da comunidade cristã para atuar na disseminação da mensagem e dos princípios bíblicos durante esses eventos.

As ações, que já começaram a ser planejadas nos últimos dois anos, vão ser colocadas em prática em junho deste ano nas seis cidades-sede da Copa das Confederações. “Estamos muito satisfeitos com o entusiasmo com que a comunidade cristã brasileira está se preparando para fazer da Copa das Confederações uma prévia da atuação que pretendemos ter nos demais eventos”, afirma o coordenador geral do MJLB, Eude Martins. A Copa das Confederações acontece de 15 a 30 de junho em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (Bahia).

Confira o calendário de mobilizações pelo Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças, promovido pela RENAS:

17 de maio

§        São Paulo – SP
Atividade: Kids Games e oficinas contra a exploração infantil
Local: Parque da Juventude de São Paulo
Avenida General Ataliba Leonel, 500 – Carandiru – São Paulo – SP
Horário: das 10 às 15 horas

18 de maio
Belo Horizonte – MG
Atividade 1: Vacinação pelos bons tratos com boas-vindas da Jocum
Local: Igreja Batista Getsêmani
Rua Cassiano Campolina, 360 - Cona Clara - Belo Horizonte – MG
Horário: das 8 às 9 horas

Atividade 2: seminário “A Rede em Ação por uma Infância Protegida”
Local: Igreja Batista Getsêmani
Rua Cassiano Campolina, 360 - Cona Clara - Belo Horizonte – MG
Horário: 9 às 12 horas

Curitiba – PR
Atividade: Apresentação musical, distribuição de folhetos e atividade cultural com crianças, com pintura facial e distribuição de balões
Local: Terminal de Ônibus do Carmo - Rua da Cidadania
Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n° - Boqueirão – Curitiba – PR
Horário: 9 às 12 horas.

Manaus - AM
Atividade: caminhada pelas principais ruas do centro
Local de concentração: Praça da Polícia
Horário de saída: 8h30
Local de chegada: Praça São Sebastião

Porto Alegre – RS
Atividade1: Cerimônia em Alusão ao Dia Nacional de Luta contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo
Local: EMEF Prof. Larry José Ribeiro Alves
Av. Economista Nilo Wulff, 1000 – Restinga -  Porto Alegre – RS
Horário: 9 horas

Atividade 2: Lançamento da Campanha Estadual de Oração em favor da Proteção de Crianças e Adolescentes
Local: Igreja Batista Geração Vinho Novo
Avenida A.J. Renner, 1301 – Navegantes – Porto Alegre – RS
Horário: 17 horas

Salvador – BA
Atividade: mobilização social com palhaços, pernas de pau e vacinação pelos bons tratos
Local de concentração: em frente ao Shopping Iguatemi
Horário: 15 horas

São Paulo – SP
Atividade: mutirão com atividades culturais no centro
Local: Teatro Municipal
Praça Ramos de Azevedo, s/nº - Centro – São Paulo – SP
Horário: das 9 às 14 horas


19 de maio
Recife – PEAtividade: caminhada do bairro Gaibú até a praia
Local de concentração: em frente à Igreja Anglicana
Horário de saída: 9 horas



Sobre as organizações coordenadoras

Sociedade Bíblica do Brasil (SBB)
É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, assistencial, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Além disso, por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano".

Coalizão Brasileira de Esportes (CBE)
É uma rede de ministérios esportivos presente em todo o País, que reúne voluntários, igrejas e demais instituições cristãs comprometidas com a utilização sadia e ética do esporte como instrumento de inclusão e transformação social. Há muitos anos, a CBE e outras organizações parceiras, presentes em mais de 150 países ao redor do mundo, colaboram voluntariamente com os Comitês Organizadores de grandes eventos esportivos tais como Jogos Olímpicos, Jogos Pan-Americanos e a Copa do Mundo de Futebol, visando o uso destes eventos como palco para o atendimento e alcance de pessoas.

AMME Evangelizar
É a Associação de Missionários Mantenedores da Evangelização, uma missão brasileira, independente e não denominacional, fundada no ano 2000, com o propósito de ajudar as igrejas cristãs brasileiras a cumprirem sua tarefa de evangelizar todo o mundo. A AMME cumpre seu propósito através de quatro diretrizes: motivar, treinar, suprir e apoiar. Em 11 anos, a AMME se aproximou de 100 milhões de pessoas que receberam uma apresentação do evangelho a partir de seu ministério.

Atletas de Cristo (ADC)
Fundada em 1979, a organização surgiu numa época em que os atletas lutavam contra toda espécie de preconceito. A prática do esporte, especialmente profissional, era vista como “pecado” por muitos membros e líderes de igrejas cristãs. Hoje, graças ao empenho de vários atletas e seus testemunhos de vida cristã, o esporte já não é mais um tabu para a maioria dos cristãos. O movimento foi crescendo e a organização reúne atualmente milhares de atletas de várias modalidades esportivas espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Legalmente, a ADC é uma associação sem fins lucrativos, que sobrevive por meio de doações, realização de eventos esportivos e venda de produtos com a marca Atletas de Cristo.

Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas)
Tem por objetivo ser uma ampla rede de relacionamento entre as organizações evangélicas que atuam na área social, proporcionando encorajamento, capacitação, articulação, mobilização, troca de experiências, informações, recursos e tecnologia social. Participa do MJLB com o foco específico no enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, que tende a crescer em época de eventos internacionais esportivos e também está associado às grandes obras de infraestrutura. O projeto, denominado Bola na rede: um gol pelos direitos de crianças e adolescentes, começou a ser implantado em 2011, nas 12 capitais que receberão os jogos da Copa do Mundo. Paralelamente, o projeto da Renas realiza campanhas para incentivar as pessoas a denunciar a exploração sexual infantil e de adolescentes por meio do Disque 100, criando uma rede de proteção de crianças e adolescentes.

Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br