Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestação pacífica no Rio termina em confronto com a PM em frente à sede administrativa da prefeitura

Rio de Janeiro - A população do Rio viveu uma situação de insegurança e medo após a manifestação que percorreu a Avenida Presidente Vargas, no centro da capital fluminense, de forma pacífica, nessa quinta-feira (20), ter fugido ao controle depois que um grupo de manifestantes tentou invadir o prédio da prefeitura carioca, na Cidade Nova, e, impedido, partiu para o confronto com a Polícia Militar (PM).

O prédio estava cercado por homens da Cavalaria da PM e do Batalhão de Choque. Para evitar atos de vandalismo, o edifício estava cercado por grades. Por medida de segurança, a Estação Cidade Nova do metrô, que dá acesso ao prédio da prefeitura, ficou fechada e cercada por tapumes.

Com a tentativa de invasão, a Tropa de Choque entrou em ação e houve confronto direto com os manifestantes. Para dispersar a multidão, os policiais lançaram bombas de gás lacrimogêneo. Os manifestantes começaram a recuar e, a partir daí, iniciaram o corre-corre e as depredações. Foram destruídos sinais de trânsito e postes de iluminação. Tapumes de madeira e caixas de coleta de lixo, sacos plásticos e outros materiais de fácil combustão foram utilizados em uma fogueira com objetivo de impedir o avanço da Tropa de Choque que disparou e balas de borracha.

No Terreirão do Samba, na Praça Onze, palco de shows de música popular durante o carnaval, foi alvo dos vândalos. As grades de proteção e as tendas de material inflamável foram arrancadas, tapumes de madeira jogados no meio da pista, e tudo serviu de combustível para a fogueira.

A situação parecia fugir do controle das pessoas que participaram pacificamente da passeata. O grupo ainda saiu destruindo portas de lojas comerciais, ateou fogo em um carro de reportagem do SBT e em uma cabine da Polícia Militar, localizada no calçadão da Estação Ferroviária Central do Brasil, onde fica a sede da Secretaria de Segurança Pública.

No Campo de Santana, os manifestantes deixaram mensagens e cartazes fixados na grade que cerca o local, transformando-a em um grande mural. Nem as mensagens de calma e paz escritas em cartolina foram suficientes para abrandar a fúria dos vândalos. O material foi totalmente destruído pelo fogo. O grupo, em seguida, foi para a Lapa, bairro boêmio da cidade e reduto de jovens, onde mais uma vez houve quebra-quebra, saques a lojas, obrigando os comerciantes a fechar seus estabelecimentos.

Perto dali, estudantes universitários se abrigaram em dois prédios da Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal de Janeiro, na Praça da República, e no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, na Praça Tiradentes, depois de acuados pela Tropa de Choque da PM.

Pouco depois da 1h da madrugada de hoje (21), a UFRJ informou, em nota, que, no fim da noite, as pessoas abrigadas em duas de suas unidades localizadas no centro do Rio (Faculdade Nacional de Direito (FND) e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) começaram a sair dos prédios, acompanhadas de comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Fonte: AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br