Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Vereadores de Poá participam de Audiência Pública sobre novo contrato entre Prefeitura e Sabesp

Na ocasião foram apresentadas as metas, prioridades e investimentos em termos de obras, serviços e investimentos presentes na minuta do contrato com a Sabesp e no convênio a ser firmado com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), que será responsável pela fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico, regido por contrato. O convênio terá vigência de 30 anos, podendo ser prorrogável por igual período

A Câmara de Poá sediou nesta segunda-feira (27 de janeiro), uma Audiência Pública para análise do novo contrato que deverá ser firmado entre a Administração Municipal e a Companhia de Saneamento Básico do estado de São Paulo (Sabesp).

O encontro foi abrigado no plenário Osvaldo leite Dantas e contou com participação de vereadores, secretários municipais e representantes da Sabesp. A audiência vem cumprir uma determinação da Lei Municipal nº 3.601 que dispõe sobre a política de saneamento ambiental.

Na ocasião foram apresentadas as metas, prioridades e investimentos em termos de obras, serviços e investimentos presentes na minuta do contrato com a Sabesp e no convênio a ser firmado com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP), que será responsável pela fiscalização dos serviços públicos de saneamento básico, regido por contrato. O convênio terá vigência de 30 anos, podendo ser prorrogável por igual período.

Segundo dados apresentados por Luciomar Santos Werneck e Wagner da Mota Mendonça, engenheiro e representante jurídico da Sabesp, respectivamente, o plano de metas da empresa é que até 2018 haja fornecimento de água e esgoto tratado em 100% dos domicílios localizados em Poá, universalizando os serviços. Além do abastecimento de água e esgotamento sanitário e, também a manutenção e melhoria da qualidade do serviço oferecido.

Durante a reunião foram citadas as obras que estão sendo realizadas pela Sabesp na cidade, como por exemplo, a renovação da tubulação de distribuição de água em Calmon Viana e adequação de sucção elevatória no município. A companhia pretende renovar dentro dos próximos quatro anos mais 20 quilômetros da infraestrutura existente em Poá. Outra obra ilustrada é a implantação do coletor tronco no córrego Três Pontes que tem 94,24% da obra executada, essa integra as principais intervenções realizadas pelo Projeto Tietê.

Entre os serviços que constam no contrato estão ações de combate a perdas do município, a fim de evitar o desperdício de água por conta de vazamentos, a despoluição dos córregos e dos rios que cortam a cidade.

Todo plano de investimentos no município totaliza R$ 185 milhões de reais.

O vereador e primeiro-secretário da Casa de Leis, Mário Massayoshi Kawashima (PSD), o Mário Sumirê, questionou o repasse que será dado em contrapartida ao município, em resposta, Werneck informou que o valor será de R$ 25 milhões de reais, em ações que a prefeitura irá utilizar, com saneamento e drenagem, por exemplo.

Questionado pelos secretários Saul Pereira, de Habitação e Claudete Bezerra Santos Canada, de Meio Ambiente, se o contrato prevê o custeio para remoção ou desapropriação de famílias em áreas irregulares, o representante da Sabesp, salientou que esses recursos não estão previstos nos valores apresentados.

Já o vereador Lázaro Borges cobrou fiscalização em algumas casas localizadas na Nova Poá.

Representante do Jardim Débora, Bezerra, como é conhecido, reivindicou que a Sabesp possa melhorar o serviço realizado quanto à pavimentação após obras executadas nas ruas da cidade.

Ao término da audiência, os vereadores poaenses foram convidados a conhecer as instalações da Sabesp, a visita deve ser agendada em breve.

Fonte: AICMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br