Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 29 de março de 2014

As furtadelas do cristão

“E naquele mesmo dia o povo entrou às furtadelas na cidade, como o faz quando, envergonhado, foge da peleja.” (2 Samuel 19:3)

Depois de estudarmos sobre como Davi preparou e treinou o seu exército para enfrentar os gigantes desta vida, no artigo titulado; A importância de deixar um legado, (http://artigos.gospelprime.com.br/a-importancia-de-deixar-um-legado/ ) é hora de meditarmos sobre a necessidade de iniciar o treinamento em nossos próprios lares.

O Texto em apreço do Livro de Samuel mostra de maneira enfática um dos perigos/erros capaz de ocasionar a destruição de famílias, ministérios, carreiras e alegria na vida de qualquer líder – o de não dedicarmos tempo para instruir os nossos filhos.

Mesmo sendo o homem segundo o coração de Deus, parece ser que alguns dos compassos de Davi, foram ritmados apenas pelo desejo de suas conquistas, já que de alguma forma ele não pôde dedicar tempo suficiente para treinar seu filho Absalão - que parecia lutar com seus próprios gigantes emocionais.

Talvez causada por excessivas ocupações ou batalhas constantes, a indelicada negligência do rei acabou gerando momentos de angústia em sua vida, ao ver que seu próprio filho havia se tornado em mais um inimigo da sua coleção de pelejas.

Davi reagiu tarde demais, quando percebeu que não havia sido participativo na educação do seu filho, ele já estava caído pelas armas de seu próprio exército, restando apenas chorar e lamentar a morte do imaturo Absalão:

“E disseram a Joabe: Eis que o rei anda chorando, e lastima-se por Absalão.”
2 Samuel 19:1

Mas esse trágico incidente pode servir como sinal de alerta, para que nós - líderes em geral – dediquemos boa parte de nossas vidas, ministérios, dons, talentos, conhecimento... ensinando aos nossos filhos (com a mesma intensidade que fazemos para o “povo de Deus”) como seguir e andar nos caminhos do Senhor.

Paradoxalmente, passamos mais tempo ensinando à igreja que instruindo os nossos seres amados, sem saber, que a maneira mais frequente que as pessoas – cristãs ou não - usam para medir a nossa capacidade de liderar, é observando como os métodos de ensino têm funcionado em nossos próprios lares.

Quando ignoramos a importância deste assunto, acabamos criando furtadelas dentro de nossas próprias igrejas, que servem como esconderijos para os membros e pessoas que passam por elas, que se confundem ao verem nossa dedicação espiritual/ministerial sem um verdadeiro apego a um projeto familiar são e contínuo.

Não há igreja sem famílias!

Nunca experimentaremos a verdadeira alegria de nossas vitorias, se na trajetória de nossas conquistas deixarmos caídos nos campos de batalha os membros de nossas famílias, derrubados pela imponente arma do nosso descuido e esquecimento a eles.

Não podemos vacilar na divina tarefa de encaminhá-los e encorajá-los a perseverarem na luta contra o mal, contra o pecado, motivando-os a derrotarem as barreiras da falta de fé – tão comum na sociedade atual.

Os guerreiros de Davi se esconderam mesmo tendo saído vencedores da peleja, a alegria se converteu em tristeza naquele dia, e não viram opção senão a oferecida pelas furtadelas da cidade.

A minha oração, é que sejamos livres (me incluo) de cairmos na facilidade de criarmos furtadelas, em vez de construirmos plataformas eternas para os nossos filhos, que nenhum guerreiro de nossos exércitos, se envergonhe de nossas lágrimas (de tristeza) derramadas em dias de vitoria.

Deus abençoe,

Rodrigo Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br