Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

domingo, 26 de outubro de 2014

Mamografia digitalizada começa a funcionar segunda-feira em Ferraz

Exame digitalizado que diagnostica o câncer de mama estará disponível da população no Mais Mulher – Centro Especializado na Saúde da Mulher; anúncio foi feito na manhã deste sábado (25 de outubro, durante a “2ª Caminhada de Incentivo à Prevenção ao Câncer de Mama”, promovido pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Promoção e Desenvolvimento Social e pelo Fundo Social de Solidariedade ferrazense

A partir de segunda-feira (27 de outubro), a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos vai oferecer à população, de forma gratuita, mamografia digitalizada. O serviço estará disponível no Mais Mulher – Centro Especializado na Saúde da Mulher, que funciona no cruzamento das ruas Marechal Candido Rondon e América, no Sítio Paredão. O anúncio foi feito pelo prefeito Acir Filló, durante a “2ª Caminhada de Incentivo à Prevenção ao Câncer de Mama”. Alusiva à campanha Outubro Rosa, a ação mobilizou mais de mil pessoas no centro da cidade.

O atendimento para análises digitalizadas que detectam câncer de mama terá início depois de amanhã, a partir de encaminhamentos feitos pelas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. As ferrazenses não terão custo algum com o novo tipo de diagnóstico. De acordo com o secretário de Saúde de Ferraz, o médico Luis Cláudio Rocha Guillamon, o exame oferecido atualmente é analógico. Com a nova tecnologia, a expectativa do governo local é que os atendimentos sejam dobrados. Hoje, esbarram em cem.

A “2ª Caminhada de Incentivo à Prevenção ao Câncer de Mama” foi realizada neste sábado com a adesão de mais de mil pessoas. Coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde e de Promoção e Desenvolvimento Social, em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, a iniciativa teve concentração às 9 horas, no Centro Cultural (praça dos Trabalhadores, s/nº). A saída aconteceu por volta das 10h30.

Antes e depois da iniciativa, a Prefeitura de Ferraz ofereceu em estrutura montada nas imediações da praça dos Trabalhadores atendimento com enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas, além de palestras e serviços de beleza.

Os participantes passaram pela avenida Brasil, bem como pelas ruas Quinze de Novembro e Jácomo Zanchetta, retornando até o ponto de partida. Segundo a secretária-adjunta de Saúde, Tania Mara Porfírio Faria Silva Santos, o objetivo da atividade foi disseminar informação sobre o combate ao cânceres que acometem o público feminino, sobretudo os de mama e de colo de útero. A caminhada fez parte da campanha Outubro Rosa, a qual Ferraz também aderiu e desenvolve na cidade desde o início deste mês.

Para o chefe do Poder Executivo ferrasense, a ideia é que a atividade promovida hoje no centro do município seja ampliada e descentralizada, especialmente, para os bairros periféricos:

“Muitas mulheres da cidade ainda não têm ciência dos exames que a administração municipal disponibiliza gratuitamente. É com grande alegria que vejo a mobilização na manhã deste sábado. Todos aqui, com camisetas na cor rosa, tendo uma só voz em prol da saúde, do bem-estar”, complementou o gestor.

De acordo com Guillaumon, as ações relacionadas ao Outubro Rosa terão continuidade no município até sexta-feira (31 de outubro):

“A campanha, que é mundial, é um meio importante de divulgar informações acerca da prevenção. Contudo, a Prefeitura de Ferraz, incansavelmente, trabalha para melhorar o atendimento às ferrazenses. Tanto que novos equipamentos já chegaram ao Mais Mulher, como é o caso do mamógrafo digital, que, em comparação com o equipamento analógico, é indiscutivelmente mais funcional e rápido, além de oferecer um resultado mais preciso. Trata-se de um avanço para as mulheres de Ferraz”, atestou o especialista.

Fonte: SCFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br