Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Prefeitura de Ferraz promove penúltima capacitação ambiental para professores do município

De responsabilidade da Secretaria de Educação local, iniciativa visa despertar à consciência sustentável dos alunos da rede de ensino de Ferraz de Vasconcelos sobre água, ar, energia elétrica e resíduos sólidos; educadores estão sendo preparados para viabilizar projeto em sala de aula

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos promoveu nesta semana a penúltima fase de capacitação do projeto de educação ambiental voltada a professores da rede municipal de ensino. As formações foram abrigadas no Anfiteatro do Palácio da Uva Itália, no Paço Municipal, e tiveram à frente representantes da Secretaria de Educação ferrazense. A iniciativa, que também conta com a participação da pasta de Verde e Meio Ambiente, visa despertar à consciência sustentável dos alunos sobre água, ar, energia elétrica e resíduos sólidos.

Os encontros estão sendo realizados mensalmente, desde fevereiro deste ano. A penúltima fase da formação foi direcionada a cerca de cem profissionais que trabalham nas 44 escolas da rede municipal de ensino. Durante uma das palestras ministradas no curso, foi exaltada por coordenadores-técnicos da Secretaria de Educação de Ferraz a importância da preservação do Meio Ambiente e de ações que reduzem a emissão de gases poluentes e o aquecimento global.

A professora Joyce Pita Costa, que leciona na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) “Maria Andena Costa”, localizada na Vila Andeyara, participa do projeto de educação ambiental do governo do prefeito Acir Filló desde julho deste ano. Segundo a educadora, a capacitação oferecida pela pasta que gerenciada por Denize Ribeiro é de extrema importância, principalmente porque permite a atualização do corpo docente, antes de discutir o tema em sala de aula:

“Nós, como multiplicadores, estamos tendo uma oportunidade singular, que só está sendo possível graças aos esforços da Prefeitura de Ferraz. Participando da formação, acabo tendo muitas ideias para aplicar com os alunos, incluindo trabalhos interdisciplinares”, acrescenta.

A secretária municipal de Educação defende que, com as capacitações, tem-se incremento na qualidade de ensino da cidade, principalmente quando o assunto é de interesse público. Para Denize, o tópico Meio Ambiente ultrapassa as barreiras disciplinares:

“Estamos focando nossos esforços para conquistarmos melhorias na Educação de Ferraz. Desde fevereiro de 2014, oferecemos os cursos para os professores, para que se tornem multiplicadores na rede municipal. As palestras referentes ao projeto de educação ambiental acontecem mensalmente, e estão dando tão certo que, hoje em dia, as 44 escolas gerenciadas por nós participam. Essa adesão é muito importante”, detalha a gestora.

Para o chefe do Poder Executivo ferrazense, o desempenho da Secretaria Municipal de Educação é elogiável, ainda mais por desenvolver projetos que incentivam a atualização por parte do professorado de assuntos complexos, como é o caso do Meio Ambiente:

“Falar sobre aquecimento global e escassez da água é algo complicado, ainda mais quando o público-alvo são crianças. Desta forma, a equipe da Educação está de parabéns, pois está, num primeiro momento, preparando o educador, para que ele tenha bagagem para compartilhar, posteriormente. Isso faz muita diferença”, garante Filló.

Fonte: SCFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br