Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Taiwan envia navio para patrulhar região no mar do sul da China

O governo de Taiwan enviou a fragata Di Hua para patrulhar a região em disputa nas Ilhas Nansha (Spratly) no mar do sul da China, apesar da decisão do Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia, informou hoje (13) a agência central de notícias de Taiwan (CNA).

O Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia concluiu ontem (12) que não há base legal para que a China reivindique seus direitos históricos na zona econômica exclusiva na área das ilhas Nansha (Spratly). Pequim já respondeu, chamando a decisão de "infundada" e "ilegítima".

As autoridades de Taiwan também disseram que não aceitarão a decisão do tribunal e não a consideram juridicamente vinculativa. A fragata Di Hua, da classe La Fayette, saiu no mar de uma base militar no sudoeste de Taiwan.

Proteção
"Ontem, a situação no mar do Sul da China mudou novamente, agora é a hora de mostrar a nossa determinação em proteger os interesses do país", afirmou a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, falando a bordo do navio antes da sua partida.

Segundo ela, "a missão da fragata é particularmente importante" no âmbito da decisão do tribunal. Vários países da região, incluindo a China, o Japão, o Vietnã e as Filipinas, têm desacordos sobre as fronteiras marítimas e zonas de influência no mar do Sul da China e no mar da China Oriental.

Pequim afirma que alguns desses países, como as Filipinas e o Vietnã, aproveitam o apoio de Washington para ditar a tensão na região.  Estados Unidos e China realizam regularmente exercícios militares na área e se acusam mutuamente de militarizá-la.

Em janeiro de 2013, as Filipinas contestaram unilateralmente, no Tribunal Internacional do Direito do Mar, as reivindicações chinesas em relação a uma série de territórios no mar do Sul da China, mas Pequim se recusou oficialmente a abordar tais questões no âmbito jurídico internacional. A China inicialmente se recusou a tomar parte no processo, considerando o pedido unilateral das Filipinas como ilegal.

Pequim sempre insistiu que o tribunal não tem competência para apreciar a questão, que diz respeito a uma disputa territorial.

Fonte: AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br