Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 20 de maio de 2017

Campanha de vacinação contra a gripe em Suzano-SP entra na última semana

Carla Fiamini

Desde o início da iniciativa, em 17 de abril, a cidade administrada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi aplicou 30.799 dose; imunização oferecida pela rede municipal de Saúde chega ao fim na sexta-feira (26 de maio)

A campanha de vacinação contra a gripe oferecida nas 22 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Suzano-SP termina nesta sexta-feira (26 de maio). Na última semana, a ação teve como público-alvo profissionais de ensino das escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares do município. De acordo com recente levantamento do Departamento da Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde, até quinta-feira (18 de maio) 30.799 doses foram aplicadas na cidade. A iniciativa teve início em 17 de abril (segunda-feira).

Os grupos definidos pelo Ministério da Saúde como sensíveis às complicações da gripe e que devem aderir à campanha em 2017 são pessoas a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a 5 anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias); trabalhadores da área da Saúde; professores das redes pública e privada; povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); quem é privado de liberdade – o que inclui jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, incluindo aqueles que apresentam deficiências específicas, também devem se vacinar.

Segundo o secretário municipal de Saúde, o médico Luis Cláudio Rocha Guillaumon, é importante que quem faz parte dos grupos prioritários e que ainda não se imunizou procure o posto de saúde mais próximo de sua casa nesta semana, das 8 às 17 horas, mesmo que a etapa da qual faça parte já tenha passado. O gestor sugere, inclusive, que não se deixe a imunização para a última hora:

“O inverno é o período de maior incidência da gripe, justamente porque as pessoas ficam mais propensas à aglomeração e mantém os ambientes fechados, sem ventilação. Sempre defendo a prevenção, porque uma gripe pode gerar muito desconforto, além de perda de produtividade, no estudo e no trabalho, e gasto com medicamentos”, complementa Guillaumon.

O chefe da pasta da Saúde de Suzano ainda explica que, em todo o Brasil, a expectativa do governo federal é vacinar 40 milhões de pessoas:

“A meta de vacinação de 2017 aumentou devido aos índices registrados nos últimos anos, que ultrapassaram 80% em todo o País. O ano de 2016 foi o primeiro em que o levantamento alcançou 90% e atingiu 93,5% de cobertura vacinal. Desta forma, é importante não ficar de fora. Se alguém que faz parte de algum público-alvo da campanha ainda não se vacinou, por favor, procure uma de nossas UBSs”, convida o médico.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, os idosos são os que mais aderiram, até o momento, à vacina em Suzano. Neste grupo, foram aplicadas 17.084 doses.

Com validade de um ano, a imunização que protege contra a gripe só não é indicada para quem tem alergia ao ovo.

Fonte: AI / Foto: Wanderley Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br