Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Guarda Municipal de Suzano fará teatro nas escolas

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano apresentará nas escolas do município uma peça teatral para trabalhar a prevenção à violência entre crianças e adolescentes. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (23/9), durante workshop sobre Cultura de Paz em Suzano, realizado pelo Gabinete Integrado de Prevenção à Violência. A atividade, que prossegue nesta sexta-feira (24/9), reuniu cerca de 100 diretores das redes públicas municipal e estadual, particular e convidados neste primeiro dia, no auditório da Secretaria Municipal de Defesa Social e Prevenção à Violência.

De acordo com o secretário Hamilton Luiz da Silva, a peça teatral faz parte da mudança de perfil da GCM, que atua desde o início desta administração, em 2005, como uma guarda cidadã. “Todo o nosso trabalho é voltado à Cultura de Paz. A GCM tem hoje um perfil de mediadora de conflitos, e adotará uma postura de prevenção à violência nas escolas por meio do teatro”, disse.

O comandante da Guarda Municipal, Antônio Rodrigues Coelho, informou que o teatro nas escolas será desenvolvido por um grupo de nove agentes, e a agenda de apresentações será definida posteriormente. “Detectamos os que tinham visão de artista e propusemos temas”, disse. Segundo ele, os ensaios vêm acontecendo e a estreia dos GCMs será em 7 de outubro, durante o Encontro de Guardas Civis Municipais do Alto Tietê, que será realizado em Guarulhos.

O secretário municipal de Defesa Social e Prevenção à Violência destacou a importância da realização de um workshop sobre Cultura de Paz pelo Gabinete Integrado: “Trata-se de uma iniciativa inédita e ousada, por integrar as redes pública e privada de ensino, reunindo 200 diretores. É um esforço conjunto para que todos previnam a violência no dia a dia, pois temos de ter uma linguagem única para que a Cultura de Paz se torne algo efetivo e permanente”, disse.

Silva também salientou a iniciativa da sociedade civil, durante o evento, de fazer um abaixo-assinado solicitando a votação na Câmara, em caráter de urgência, do projeto de lei 202/10, que institui em Suzano a Semana da Cultura de Paz, protocolado em 18 de maio. “Recebemos pedidos da comunidade e as assinaturas começam a ser colhidas esta semana”, afirmou.

O professor coordenador de oficinas da Diretoria Regional de Ensino, Carlos Magno, que falou em nome da rede estadual de ensino no município no evento, elogiou a iniciativa. “Esta é uma integração extremamente produtiva, pois cria uma maturação desde as séries iniciais sobre a Cultura de Paz”, observou.

Virgínia Luz Schmidt, do Instituto Sou da Paz, que faz parte do Gabinete Integrado e fez uma sensibilização voltada ao desarmamento nas escolas, também salientou a importância de se reunir as redes pública e privada em torno na prevenção à violência. “Os diretores aqui reunidos são multiplicadores. Se eles conseguirem sensibilizar o público com que lidam para este trabalho, com certeza atingiremos a cidade como um todo”, disse.

A abertura do evento também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Sônia Maria Portella Kruppa. A atividade é apoiada pela Masuda Saúde e Odontologia, Drogaria Santa Suzana e Delta Alarmes.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Suzano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br