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quarta-feira, 22 de junho de 2011

Usuários do Metro de SP poderão receber informações sobre situações das linhas via SMS no celular


Desde o dia 6 de junho, os usuários do Metrô de São Paulo poderão se cadastrar no site do Metrô para receberem informações sobre a situação das linhas pelo celular via torpedo. A previsão é que o serviço de mensagens comece a operar em junho.

O sistema faz parte do serviço “Direto do Metrô”, disponível no site da companhia (inclusive na versão mobile) desde o dia 21 de março e que fornece informações em tempo real de forma simples e rápida sobre a operação das linhas metroviárias.

No momento em que fizer o cadastro, o usuário pode escolher até três linhas que mais utiliza e até três faixas horárias (de duas horas cada) ao longo da operação comercial. Também é possível selecionar os dias da semana. Dessa forma, só serão enviadas mensagens sobre as linhas, dias da semana e horários escolhidos pelo cadastrado.

O “Direto do Metrô” aponta interferências que afetam uma linha em sua totalidade, sendo que falhas pontuais e breves não são exibidas pelo sistema. São informados os “incidentes notáveis”, ou seja, fatos que causem transtorno aos usuários e interferências na oferta de trens programada para determinado horário.

O site mostra uma tabela na sua página inicial, composta por três colunas: a primeira mostra o nome da linha, a segunda como está a operação por meio de sinal que muda de cor, e a última, uma breve descrição sobre a situação do momento. A coluna central faz uma analogia aos semáforos: quando o círculo aparecer em verde, a operação está normal, em amarelo, restrição e em vermelho, paralisação ou um problema de grande interferência. As mensagens serão geradas e enviadas para os celulares cadastrados toda vez que ocorrer mudança na cor (status).

SMS Denúncia
O Metrô também oferece aos usuários o SMS-Denúncia, que visa combater o vandalismo, o comércio irregular, a mendicância e crimes dentro do sistema metroviário. Desde 26 de janeiro, quando foi lançado, o programa já recebeu 10.700 mensagens. Com esse canal de comunicação, o usuário escreve uma mensagem com as características do possível infrator, a próxima estação em que o trem irá chegar, o número do vagão em que está e envia o texto para o número (11) 7333-2252.

O Metrô garante o sigilo absoluto às denúncias.

Fonte: Metro

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