Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pró-Horti é lançada com rede institucional de apoios


Órgãos públicos e entidades classistas manifestam total apoio à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros, instalada por Junji nesta quinta-feira

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Conab – Companhia Nacional de Abastecimento, Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e Embrapa Hortaliças, CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, OCB – Organização das Cooperativas do Brasil e outras instituições públicas e privadas manifestaram integral apoio à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros, a Pró-Horti,  lançada pelo deputado federal Junji Abe (DEM-SP) nesta quinta-feira (30/06/2011), com a participação de mais de uma centena de congressistas, autoridades e lideranças classistas.

Presidindo a Pró-Horti, Junji formalizou a constituição da mesa diretora da Frente que inicia atuação com uma forte rede institucional de apoios. “Felizmente, temos a colaboração de um conjunto extraordinário de personalidades que tudo fazem para melhorar as atividades nas cadeias produtivas que compõem o segmento”, comemorou o deputado.

Durante o lançamento da Pró-Horti, Junji lembrou da necessidade da sistematização dos dados do segmento “para apurar um diagnóstico preciso e, então, trabalhar nas soluções”. Ele também assinalou ser imprescindível promover a maior sinergia entre os diversos atores das cadeias produtivas.

A Frente reúne mais de 200 congressistas – entre deputados e senadores – solidários ao apelo pela implantação de políticas públicas direcionadas ao segmento de verduras, legumes, tubérculos, bulbos, frutas, champignon, mel e derivados, aves e ovos, pecuária de leite de pequeno porte, flores e outros itens destinados ao abastecimento do mercado interno.

O chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Claudio Cava, disse se sentir honrado por participar de um evento de tamanha importância. Como representante do ministro Wagner Rossi, ele elogiou a iniciativa de Junji e assegurou à Pró-Horti plena contribuição do órgão.

Igual manifestação veio do chefe adjunto de Comunicação, Negócios e Apoio da Embrapa, Warley Marcos Nascimento que, em nome do presidente Pedro Arraes, colocou a instituição à disposição da Pró-Horti. Ao expressar os esforços da organização no sentido de gerar tecnologia e produtos em benefício da sociedade, ele frisou que a iniciativa de Junji merece toda colaboração porque acolhe elos das cadeias produtivas de itens negligenciados ao longo do tempo, que sofrem problemas sérios, como a falta de assistência técnica e extensão rural, a escassez de logística, a inexistência de financiamento agrícola, entre outros.

Newton Junior, gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab, destacou a importância da conjugação de esforços, elogiando o propósitos da Pró-Horti de envolver os diversos atores das cadeias produtivas de hortifrutiflorigranjeiros. “É um segmento de extremo valor social. Basta citar que gera cerca de oito empregos por hectare”, acrescentou.

Quanto às vagas de trabalho geradas pelo segmento, a CNA – Confederação Nacional da Agricultura estima de dez a 12 empregos por hectare, dependendo da região e das tecnologias empregadas, conforme apontou o vice-presidente executivo da entidade, Fábio de Salles Meirelles Filho. “Quem consome não conhece bem os hortifrutiflorigranjeiros que são cultivados com precisão e alta tecnologia”, pontuou.

Márcio Lopes Freitas, presidente da OCB – Organização das Cooperativas do Brasil, evidenciou que “a Pró-Horti traz o amparo que faltava ao segmento de hortifrutiflorigranjeiros”, cada vez mais exigente sob os aspectos de tecnologia e logística, entre outros. Ao indicar Junji como líder rural conceituado e determinado, ele colocou a instituição à disposição da Frente, observando que a Pró-Horti e a  Frencoop – Frente Parlamentar do Cooperativismo atuarão em plena sinergia em benefício de todos os elos das cadeias produtivas.

Qualidade de vida
Os múltiplos benefícios decorrentes do consumo de hortaliças e frutas são reconhecidos em todo o planeta. Mesmo assim, o brasileiro consome pouco mais de 100 gramas de verduras e legumes por dia, metade do recomendado pela OMS – Organização Mundial de Saúde. O alerta foi dado pelo presidente da  ABCSem – Associação Brasileira do Comércio de Sementes e Mudas, Luís Eduardo Rodrigues, que apresentou, no lançamento da Pró-Horti, um estudo realizado pela entidade.

De acordo com Rodrigues, o cultivo de hortaliças ocupa 700 mil hectares (7 bilhões de metros quadrados) do território nacional, que garantem 25 milhões de toneladas de produtos por ano e injetam no R$ 70,2 bilhões PIB – Produto Interno Bruto, além de e gerar 2,4 milhões de empregos diretos, além de outros 3,2 milhões de indiretos, totalizando 6,7 milhões.

Junji ressaltou que a ABCSem detém uma das parcas informações existentes sobre o segmento, obtidas a partir do volume de sementes e mudas comercializadas no Brasil. Outra instituição a fazer uma apresentação setorial no lançamento da Pró-Horti foi a Câmara Setorial Federal de Flores e Plantas, presidida por Silvia Van Rooijen. Ela informou que a manipulação de flores e plantas ornamentais garante ao mercado de trabalho 194 mil empregos diretos e um faturamento de R$ 4,4 bilhões.

Chamarizes
Além da exposição de produtos agrícolas montada no acesso ao restaurante do Anexo IV – 10º andar da Câmara Federal, onde foi servido o café da manhã para o lançamento da Pró-Horti, o evento ganhou outro chamariz: um enorme bolo confeitado, com a logomarca da Embrapa e preparado com a nova variedade de cenouras desenvolvida pela instituição. Para manter intacta a guloseima que, mais tarde, seria doada pelo deputado federal Junji Abe a uma creche do Distrito Federal, a organização também presenteou a Frente com centenas de bolos, embalados em pedaços, e distribuídos aos convidados.

“É uma demonstração inequívoca de que tudo que se come tem a contribuição da pesquisa, dos produtores e demais atores das cadeias produtivas do segmento abrangido pela Frente”, comentou Junji, defendendo o aumento de recursos para investimentos em pesquisa e tecnologia. Após o lançamento da Pró-Horti, as hortaliças e demais alimentos utilizados na exposição foram doados à Amai – Associação para Auxílio à Maternidade, à Infância e à Adolescência, instituição filantrópica localizada em Brasília.

Outro presente recebido por Junji no evento veio da ABCSem que entregou ao presidente da Pró-Horti um quadro com o mapa do Brasil, elaborado com sementes. Da Câmara Setorial Federal de Flores e Plantas, Silvia Van Rooijen Junji entregou ao deputado uma agenda política com ações estratégicas para flores e plantas orrnamentais no período de 2010 a 2015.

Nem a distância impediu mais um valioso presente para Junji. Entre os participantes do lançamento da Pró-Horti, estavam três amigos e conterrâneos do deputado, natural do município paulista de Mogi das Cruzes. Tratam-se dos produtores rurais Fernando Ogawa e Minoru Mori, presidente e diretor do Sindicato Rural local, respectivamente, além do agrônomo Renato Abdo.  O parlamentar presidiu a entidade durante 20 anos consecutivos, de 1980 a 2000.

Mesa diretora
A mesa diretora da Pró-Horti,  tem na presidência o idealizador da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Segmento de Hortifrutiflorigranjeiros, deputado Junji Abe. Os deputados Afonso Hamm (PP-RS) e Paulo Piau (PMDB-MG) ocupam a vice-presidência, enquanto a senadora Ana Amélia (PP-RS) é a secretária geral e a deputada Célia Rocha (PTB-AL) assumiu a função de suplente geral.

Para garantir à Pró-Horti uma atuação que contemple todo o País, respeitando a enorme diversidade entre as várias regiões brasileiras, a mesa diretora tem cinco coordenadores. Um para cada região. O Centro Oeste tem o deputado Neri Geller (PP-MT), enquanto o Nordeste conta com o deputado Oziel Oliveira (PDT-BA), o Norte, com a deputada Rebecca Garcia (PP-AM), a Região Sudeste, com o deputado Aelton Freitas (PR-MG) e o Sul, com o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS). No final do evento, os convidados receberam uma sacola ecológica contendo, entre outras informações o Estatuto da Pró-Horti.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br