Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Para Bento XVI a igreja precisa de uma “profunda renovação” contra a pedofilia


Nesta segunda-feira o papa Bento XVI em mensagem dirigida aos participantes do primeiro simpósio organizado pela Igreja Católica para combater a pedofilia disse que a igreja precisa de “uma profunda renovação”. Com duração de quatro dias, o evento reúne 110 conferências episcopais e superiores de 33 ordens religiosas em Roma.

“Aliviar as vítimas deve ser um fato da mais alta importância para a comunidade cristã e deve caminhar par a par com uma profunda renovação da Igreja em todos os níveis”, afirmou Bento XVI.

Para o papa os lideres católicos devem “promover através da Igreja uma cultura vigorosa na efetiva proteção e apoio às vítimas” do abusos. A declaração acrescenta ainda que Bento XVI “apoia e encoraja cada esforço para responder com a caridade evangélica o desafio de proteger crianças e adultos vulneráveis, num meio favorável a seu crescimento humano e espiritual”.

“É uma responsabilidade importante, poder olhar esta ferida aberta na Igreja com os olhos bem atentos e fazer tudo para que não volte a ocorrer”, declarou à Rádio Vaticano o francês François-Xavier Dumortier, reitor da Universidade Gregoriana, onde ocorre o evento. ”O Papa tomou posição de forma corajosa para que não ficássemos na superfície dos problemas”. Trata-se de “estimular uma cultura de escuta, de prevenção e de cura”, disse.

O simpósio deve receber vítimas, como a irlandesa Marie Collins. Violentada por um sacerdote num hospital de Dublin quando criança, ela admitiu que não foi fácil decidir se compareceria ou não ao encontro. “Alguns abusadores receberam proteção dada por seus superiores, apesar dos remorsos expressados”, lamentou. Está previsto o lançamento de uma ferramenta de e-learning, que ensinará via internet as melhores práticas, conselhos da Igreja e conhecimentos psicológicos a todos os religiosos do mundo.

Fonte: Gospel Mais / Com agência Frace-Presse

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br