Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Marcelo Aguiar representa Renascer e Brasil no Haiti


Esta semana acontece a Marcha para Jesus no Haiti. Organizada pela igreja Renascer em Cristo, a festa cristã será no próximo dia 12 e deverá movimentar centenas de pessoas e denominações na cidade de Porto Príncipe, que sofreu com um terremoto em 2010 e novamente com furacões e tufões em novembro passado. O cantor gospel e deputado federal Marcelo Aguiar (PSD/SP), está na cidade desde segunda-feira (07/01), representando a Câmara dos Deputados e a igreja Renascer,  ao lado da pastora Sandra Bolognini, e teve, na manhã desta terça-feira (08/01), um encontro com o embaixador do Brasil no Haiti, José Luiz Machado e Costa.

Desde outubro Marcelo Aguiar está em contato com o Ministério de Relações Exteriores para pedir apoio oficial do Brasil na realização da missão cultural planejada pela Renascer – em especial pelo Apóstolo Estevam e pela Bispa Sônia. Nos últimos meses, foram arrecadadas quase 50 toneladas de alimentos, roupas e água na campanha SOS Haiti e, agora, o parlamentar evangélico busca ajuda brasileira para enviar os donativos ao país caribenho.

“No dia 12 de janeiro, exatamente três anos após o terremoto de magnitude 7,0 na escala Richter que atingiu a região, causando a morte de 120 mil pessoas, estaremos promovendo a primeira Marcha para Jesus na região, levando alegria e palavras de salvação ao povo Haitiano”, explicou Marcelo Aguiar. Para o parlamentar, a recepção da Embaixada no Haiti e do próprio povo têm sido maravilhosa. “Desde o primeiro momento fomos muito bem recebidos, tanto no MRE, quanto aqui em Porto Príncipe pela Embaixada que, junto com o Ministério da Defesa, está trabalhando para diminuir a burocracia para o envio dessas quase 50 toneladas de alimentos, roupas, água e esse apoio tem sido incrível”, elogiou.

No encontro desta terça o embaixador falou sobre o apoio do povo brasileiro aos haitianos. “O principal pilar da nossa presença no Haiti é a solidariedade, o Brasil não poderia ficar alheio ao esforço da comunidade internacional como um todo, no sentido de ajudar o Haiti, um país do nosso entorno imediata, da nossa vizinhança hemisférica, e, portanto, não se solidarizar com o sofrimento que o Haiti enfrentava logo após o terremoto e dos cataclismas naturais, não seria condizente com a postura tradicional dos brasileiros de solidariedade”, explicou José Luiz.

Para o embaixador, a missão comandada por Marcelo Aguiar e pela Renascer merece todo o apoio que tem recebido. “Sem dúvida nenhuma esse aporte de donativos que vocês estão trazendo será de grande significação para os haitianos, faz uma diferença muito grande, e será muito bem-vindo. Por isso vocês podem contar com o apoio da Embaixada”, afirmou.

O parlamentar evangélico lembrou que o Brasil tem ajudado o Haiti desde o primeiro momento. “Quem está no Brasil pode ter dificuldade de enxergar a realidade do Haiti, como é a Saúde Pública, o transporte, a situação do desemprego, por isso é importante estarmos aqui e falarmos sobre o que o Brasil tem investido para ajudar na reconstrução do país caribenho”, disse Marcelo Aguiar.

Segundo Machado e Costa, a situação está melhorando gradualmente. “Houve avanços importantes aqui no Haiti, houve a transição democrática de dois presidentes escolhidos pelo voto popular, há estabilidade na segurança e uma evolução em direção ao amadurecimento institucional. E a presença do Brasil aqui tem contribuído para a estabilidade por meio do contingente militar brasileiro, mais de 1,9 mil homens que exercem o comando geral do contingente militar da ONU, temos uma forte cooperação técnica e ajudamos no diálogo político com os diferentes atores para ajudar no processo democrático”, afirmou. “Além disso, temos programas de cooperação na área da saúde – estamos trabalhando na construção de três hospitais, dois centros de recuperação e laboratórios de análises clínicas. Temos também programas nas áreas da agricultura e da formação profissional, e principalmente na área de energia onde estamos em tratativas para a construção de uma usina hidrelétrica, com uma doação do Brasil, que vai possibilitar o acesso à energia para cerca de 1 milhão de pessoas no Haiti”, explicou Machado e Costa.

Marcelo Aguiar, a pastora Sandra e representantes da Renascer de Miami ficarão no Haiti até o próximo dia 13 e comandarão a Marcha para Jesus no dia 12. Os donativos arrecadados serão distribuídos em creches e orfanatos da capital haitiana.

Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br