Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 22 de março de 2013

Papa promete dialogar com outras religiões


Nesta semana, dia (20), o Papa Francisco se comprometeu diante de representantes de outras igrejas e comunidades eclesiais cristãos que vai “prosseguir o diálogo ecumênico”. Diante de representantes do judaísmo, Francisco prometeu “pontencializar” o diálogo iniciado sob o Concílio Vaticano II.

O Papa recebeu na Sala Clementina, no Palácio Apostólico, os representantes, que vieram ao Vaticano para a cerimônia de inauguração de seu pontificado, ocorrida na véspera.

“Desejo assegurar minha firme vontade de prosseguir com o diálogo ecumênico”, afirmou o Papa Bergoglio que, na mesma linha que os anteriores, insistiu na urgência de que todos os cristãos sejam “uma só coisa”, para que possam testemunhar de maneira “livre, alegre e valente” o Evangelho.

“A Igreja Católica é consciente da importância da amizade e do respeito entre os homens e mulheres das diferentes tradições religiosas”, declarou o Papa.

Francisco também saudou os representantes das Igrejas protestantes ocidentais, ressaltando “a unidade entre todas as pessoas que creem em Cristo” e a necessidade de uma “leal colaboração” entre todas as confissões cristãs.

Em seu discurso, o Papa pediu “que não prevaleça uma visão humana que reduz o homem ao que produz e ao que consome”.

“Este é um dos perigos de nosso tempo”, reconheceu Francisco, que enquanto arcebispo de Buenos Aires fez várias críticas às consequências da globalização.

“Temos de estar próximos aos homens e às mulheres que, mesmo que não se reconheçam em nenhuma tradição religiosa, estão à procura da verdade, bondade e a beleza de Deus”, declarou.

À delegação judaica, composta por 16 pessoas, o Papa ressaltou o “laço espiritual” que une os cristãos aos judeus.

“Aprecio vossa presença e a vontade de cooperar para o bem da humanidade”, disse, ressaltando a importância de uma “coexistência pacífica entre as religiões. Agradeço também a participação de todas as outras tradições religiosas e, sobretudo, os muçulmanos que invocam assim a misericórdia de Deus”, afirmou o Papa.

Em sua visão, a mensagem que as diferentes religiões têm em comum é a de “manter viva a sede do absoluto”.

Entre os primeiros gestos do Papa Francisco em direção ao ecumenismo está a decisão de enviar uma carta ao rabino de Roma na qual deseja “poder contribuir ao progresso das relações entre judeus e católicos conhecidas a partir do Concílio Vaticano II, em um espírito de colaboração renovada”

Fonte: O Verbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br