Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 26 de março de 2013

Suprema Corte dos Estados Unidos debate possibilidade de legalizar casamento gay em todo o país


A Suprema Corte dos Estados Unidos começa hoje (26) uma série de audiências para discutir a legalização da união entre pessoas do mesmo sexo – o chamado casamento gay. Em 42 estados norte-americanos, a união é proibida. Apenas nove autorizam a união entre pessoas do mesmo sexo. Para especialistas, a tendência é optar por uma solução intermediária, não estendendo a legalização para todo o país.

As audiências de hoje e amanhã (27) reúnem nove juízes que avaliarão a constitucionalidade da emenda que proíbe o casamento gay na Califórnia. Depois, eles analisarão a legislação federal. Para os especialistas, o caso da Califórnia pode abrir caminho à legalização da união entre pessoas do mesmo sexo em nível nacional.

Os juízes podem decidir estender o direito da união entre pessoas do mesmo sexo para todos os estados norte-americanos ou mantê-los apenas nos nove em que o casamento gay já é autorizado. Atualmente admitem a união para os casais homossexuais os estados de Delaware, Havaí, Illinois, Nova Jersey, Rhode Island, Nevada, Colorado, Oregon e Wisconsin.

Na Califórnia, o casamento gay foi reconhecido por apenas seis meses. Mas, em 2008, uma emenda à legislação estadual, denominada proposta 8, validada por intermédio de um referendo, voltou a autorizar apenas o casamento entre homem e mulher.

O governo do presidente norte-americano, Barack Obama, defende o direito de os homossexuais formalizarem o casamento com o argumento de que impedi-los é promover uma “discriminação com base na orientação sexual”. Pesquisa de opinião publicada no Washington Post, um dos principais jornais dos Estados Unidos, diz que 58% dos norte-americanos entrevistados são favoráveis ao casamento gay.

Fonte: AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br