Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Secretaria de saúde de Ferraz, pretende descentralizar Saúde Mental e Fisioterapia

Principal objetivo é otimizar a vida dos pacientes que moram longe das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de demais equipamentos da rede municipal que disponibilizam esses serviços; anuncio foi feito durante reunião realizada na última semana pela pasta, para a avaliação dos trabalhos empreendidos no decorrer de 2013 e o planejamento de 2014


A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos pretende descentralizar os serviços de Saúde Mental e de Fisioterapia dentro de alguns meses. O anúncio foi feito durante reunião realizada na última semana pela pasta, para a avaliação dos trabalhos empreendidos no decorrer de 2013 e o planejamento de 2014. O encontro de trabalho ocorreu na sede da secretaria e contou com a participação de todos os coordenadores da rede básica de Saúde, de membros do Conselho Municipal de Saúde, bem como do chefe da pasta, o médico Luiz Antonio do Nascimento, e de sua adjunta, a advogada Tânia Mara Porfírio Faria Silva Santos.

O principal objetivo da descentralização é otimizar a vida dos pacientes que moram longe das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de demais equipamentos da rede municipal que disponibilizam esses dois tipos de serviços. Nascimento explica, por exemplo, que o Ambulatório de Saúde Mental funciona na UBS do Jardim Santo Antônio, o que dificulta o acesso de quem não mora próximo desta comunidade. Desta forma, a ideia da pasta é oferecer o atendimento em mais três postos, na UBS da Vila Margarida, na UBS da Vila São Paulo e na UBS do Jardim Castelo:

“Pretendemos disponibilizar um psiquiatra a mais para atender, especialmente, nessas três unidades os casos menos complexos. Assim, os pacientes que necessitam desses serviços contarão com mais opções para atendimento, não se restringindo somente a uma única unidade. Já os casos mais graves continuarão sendo tratados no Centro de Atenção Psicossocial, o Caps, que opera dentro da UBS do Jardim Santo Antônio. De qualquer maneira, estamos providenciando suporte mais adequado para o endereço”, explica o gestor.

No Centro de Fisioterapia da rede municipal o mesmo trâmite será adotado. Hoje, o serviço que é encontrado na UBS do Jardim Santo Antônio, também estará disponível, a partir do próximo ano, na UBS da Vila Margarida.

Demais ações ainda estão previstas para o início de 2014 na Saúde ferrazense. Entre elas, está a intensificação dos diagnósticos de hanseníase, o combate com mais incisão à dengue e o incremento do programa “Saúde da Família”. A cidade, que também passará a contar com três médicos do “Mais Médicos”, programa do governo federal, ainda quer diminuir a fila da endodontia (tratamento de canal), fornecer cem próteses dentárias por mês e esterilizar cerca de cem animais domésticos, entre gatos e cães, mensalmente.

O secretário municipal de Saúde compartilhou, ainda, durante a reunião com seus gerentes, que as unidades da rede básica deverão ser informatizadas a partir de 2014:

“Isso será superimportante, pois os profissionais que atuam em nossos equipamentos poderão planejar e disponibilizar medicamentos de forma mais funcional, por exemplo. Atualmente, o sistema funciona por meio de dados coletados pela Secretaria Municipal de Saúde, mas que são compilados pelas esferas estadual e federal. Como mandamos as informações para a Secretaria de Saúde do Estado e ao Ministério da Saúde, as respostas de nossas demandas retornam com a defasagem de um a dois anos. Queremos acabar com isso”, complementa Nascimento.

Fonte: SCFV / Foto: Will de Oliver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br