Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Ferraz dá início à Semana Nacional de Combate à Dengue

Até sexta-feira (21 de novembro), uma série de atividades será realizada com o objetivo de amenizar a proliferação do mosquito responsável pela transmissão da doença

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Departamento de Zoonoses, deu início nesta segunda-feira (17 de novembro) à Semana Nacional de Combate à Dengue. O órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar os trabalhos já realizados na cidade até sexta-feira (21 de novembro). Neste período, uma série de atividades será realizada com o objetivo de amenizar as situações que culminem na proliferação do mosquito responsável pela transmissão da doença.

A exemplo do que ocorreu hoje, amanhã (18 de novembro), bem como nos dias 19 (quarta-feira) e 21 de novembro, o Departamento de Zoonoses fará visitas “casa a casa” nos bairros de Ferraz que fazem divisa com municípios vizinhos. Na tarde desta segunda-feira, o Jardim Ferrazense foi contemplado pelas equipes. Constam no cronograma de trabalho, para os próximos dias, Vila Jurema, Jardim Brígida e Jardim Capim-Guassú, consecutivamente.

Comandada pelo médico Luis Claudio da Rocha Guillaumon, a pasta também está promovendo o “Pedágio contra a Dengue”, na avenida Brasil, próximo à praça da Independência, na malha central. O próximo está marcado para acontecer na quinta-feira (20 de novembro), das 8 às 16 horas. No local, uma equipe da Zoonoses aborda motoristas e pedestres, entregando panfletos informativos que alertam sobre a doença.

Nas imediações também foi montado um estande, onde pessoas de todas as idades têm acesso a uma maquete, pela qual é possível entender melhor como se prevenir contra a Dengue. Na oportunidade, amostras do mosquito Aedes Aegypt e de larvas são disponibilizadas pela bióloga Patrícia Hiromi Hanase.

Já no dia 26 de novembro (quarta-feira), o governo do prefeito Acir Filló vai promover o “Mutirão da Dengue”, no Jardim Renata.

Neste ano em Ferraz, foram notificados 158 casos de Dengue. Deste número, 55 foram confirmados, sendo 39 contraídos na cidade e 16 importados. Referente a 2013, a Secretaria Municipal de Saúde contabilizou 49 notificações, com três confirmações, sendo todos os casos importados. Nenhum óbito foi registrado entre os dois anos.

Segundo o coordenador do Departamento de Zoonoses de Ferraz, Paulo Gomes da Cruz, a finalidade da Semana Nacional de Combate à Dengue é amenizar ainda mais a proliferação do mosquito na cidade:

“Vale ressaltar que as atividades de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde contra o mosquito que transmite a doença acontecem constantemente, desde o início do governo do prefeito Acir Filló. A prevenção ainda é o melhor remédio. Neste momento, estamos intensificando as ações nos bairros que fazem divisa com outras cidades, porque, às vezes, um município ou outro pode não realizar os trabalhos de prevenção, o que faz com que tenhamos casos importados. Estamos com 12 agentes comunitários de Saúde em campo, mapeando todas as divisas e conscientizando a população”, explica.

Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a Dengue tem como principais sintomas febre, dor de cabeça, dor nos olhos, nas articulações ou no corpo, fraqueza e manchas vermelhas no corpo.

Fonte: SCFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br