Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Prefeitura de Ferraz cobra documentação de Petrobras sobre existência de dutos

Objetivo do governo do prefeito Acir Filló é oficializar a existência dessas estruturas de envio de componentes petrolíferos e, posteriormente, ampliar a rede em Ferraz de Vasconcelos;  discussão sobre o assunto foi realizada na manhã desta terça-feira (9 de dezembro), na Secretaria Municipal de Planejamento

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos solicitou a Logum e à Transpetro, empresas que prestam serviço a Petróleo Brasileiro (Petrobras), documentação referente aos dutos localizados na cidade, que passam pelo Cambiri. O objetivo do governo do prefeito Acir Filló é oficializar a existência dessas estruturas de envio de componentes petrolíferos e, posteriormente, ampliar a rede. A discussão sobre o assunto foi realizada na manhã desta terça-feira (9 de dezembro), na Secretaria Municipal de Planejamento.

Além de representantes da Transpetro, Amanda Baldochi Souza, Marcus Caruso e Anderson Ramos, e da Logum, Jair Rosa Claudir e Adolfo Hardy Yustas, participaram da reunião os secretários Silas Faria de Souza (Planejamento) e Antonio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos (Obras), bem como o engenheiro ambiental Rodrigo Gomes, vinculado à pasta de Verde e Meio Ambiente. Na oportunidade, a administração municipal requereu os documentos que comprovam a passagens de cinco dutos em Ferraz, numa extensão de 2,6 quilômetros.

Durante o encontro, que teve início por volta das 10h15, no Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, os executivos da Logum falaram da intenção da empresa de ampliar a rede de duto da Transpetro no município e fazer o compartilhamento da rede, para o transporte de álcool (etanol).

Entretanto, a municipalidade barrou, por hora, a solicitação, por falta de documentos das redes de duto já existentes no município. Na oportunidade, os secretários requereram os papéis que comprovam a passagem de cinco estruturas em Ferraz, numa extensão de 2,6 quilômetros. Para ajustar essa deficiência, a Petrobras deverá apresentar à Prefeitura de Ferraz a certidão do uso e ocupação do solo por parte da empresa, além de informações acerca de contrapartidas que visam benefícios ambientais para a cidade, sobretudo, pós-implantação do novo duto.

No decorrer das tratativas, o representante da pasta de Meio Ambiente lembrou que, para a implantação dos cinco dutos no Cambiri, a Petrobras trabalharia na criação de um parque ecológico na Vila São Paulo. Apesar da instalação de três dutos para o transporte de gás, um para óleo e um de fibra ótica, o espaço verde não foi construído.

Segundo o titular de Planejamento de Ferraz, antes mesmo de pensar na instalação de um sexto duto, é necessário oficializar a existência dos outros cinco e definir quais serão as compensações que o município vai ganhar por abrigar as estações:

 “Não há objeção quanto à implantação, mas é necessário que ocorra investimentos e contrapartidas que favoreçam diretamente Ferraz. Recentemente, fui até o Rio de Janeiro, para conversar com os gestores da Petrobras sobre o assunto. Contudo, não obtive sucesso. Agora, estamos requerendo, novamente, toda a documentação necessária que reafirma a presença dos dutos na cidade. É uma questão de organização e de segurança, também”, afirma Souza.

De acordo com o chefe do Poder Executivo ferrazense, além do envio, por parte da Petrobras, da certidão de uso e ocupação de solo, será necessário, ainda, que a estatal apresente manifesto ambiental sobre a situação:

“Temos que ter os documentos em mãos dos dutos existentes, para, assim, conseguirmos liberar outros. Nossa intenção não é impedir o trabalho das empresas Logum e Transpetro, mas, sim, regularizar todo e qualquer tipo de trabalho realizado em Ferraz”, explica Filló.

Fonte: SCFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br