Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Audiência é marcada pelo despreparo do presidente do Conselho de Cultura de Suzano

Ao tentar impedir presença do público e do vereador Walmir Pinto no plenário da Câmara, Pedro Gomes mostrou que desconhece a dinâmica de uma audiência; ausência de Suami Paula de Azevedo reforçou estado de inércia que vive a Secretaria de Cultura

A audiência pública sobre o Sistema Municipal de Cultura de Suzano realizada nesta quarta-feira (15 de julho) na Câmara de Suzano foi marcada pelo total despreparo do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Pedro Gomes, o Peter Gomes. A ausência do secretário de Cultura, Suami Paula de Azevedo, foi outro fator que colocou em evidência o real estado de inércia que vive a pasta.

Além de desconhecer a dinâmica de uma audiência pública e tentar impedir a presença e manifestação do público presente, Gomes ainda quis proibir a permanência do vereador Walmir Pinto (PT) no plenário da Casa de Leis, que também é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Turismo da Câmara de Suzano.

A audiência foi tumultuada pelos equívocos na condução e não permitiu que os presentes pudessem expor suas ideias. O bom senso de representantes do Executivo e da sociedade civil presente fez com que encaminhassem pelo encerramento da atividade e pelo compromisso de realização de nova audiência.

Conforme ressaltou o parlamentar e ex-secretário de Cultura de Suzano, o Sistema Municipal de Cultura precisa ser amplamente debatido com a sociedade, o que não ocorreu. Walmir Pinto criticou a postura intransigente e autoritária do presidente do Conselho e destacou que a audiência desta quarta-feira (15 de julho) só foi agenda após insistência de poucos conselheiros.

“Não entendo qual o problema de se fazer debate na cidade e de se discutir a cultura no município. Esse presidente pensa que é dono do Conselho e decidiu de forma unilateral fazer a minuta do Sistema sem discutir com a classe artística para enviar às pressas para votação. Enquanto isso, nosso secretário nem sequer aparece. Deve estar escondido no gabinete, pois o que gosta é de passear na França. Aqui tem medo de enfrentar o povo”, ressaltou.

A elaboração do Plano Municipal de Cultura, etapa que compõe o Sistema, é uma fase crucial e o atual governo não deu um passo sequer nesse sentido. O Plano consiste na pactuação com a sociedade das políticas culturais do município para a próxima década, visando a continuidade das ações independentemente de mudanças governamentais. Sua elaboração estabelece diretrizes e envolve uma série de ações, como a amplo debate, realização de Conferências de Cultura, formação de setoriais, alinhamento com as decisões das Conferências Estadual e Nacional, entre outros. Nada disso foi feito em Suzano.

Fonte; AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br