Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Superfaturamento de compras públicas chega a 17% e faz brasileiro trabalhar 32 dias a mais por ano

Projeto Lupa nas Contas Públicas, do IBPT, será lançado no dia 4 de agosto, às 10 horas, em São Paulo

O brasileiro trabalha 32 dias a mais por ano somente para pagar a corrupção e o superfaturamento das compras públicas no País. Conforme estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT com base em 3 milhões de compras de mercadorias realizadas em órgãos públicos federais, estaduais e municipais, os valores chegam a ser, em média, 17% superiores aos preços praticados no mercado privado.

O estudo foi feito a partir da análise dos documentos obtidos através da Lei de Acesso à Informação ( Lei nº 12.527/2011) e a comparação com o preço das mesmas mercadorias, nas mesmas datas, feitas por empresas privadas.

O estudo do IBPT resultou na criação do Projeto Lupa nas Contas Públicas, que irá disponibilizar um portal para que a sociedade possa verificar a média de preços praticados nas transações dos mercados privado e público. O projeto disponibilizará ainda ferramentas tecnológicas gratuitas aos órgãos públicos, de maneira que suas bases de compras possam ser estruturadas, possibilitando também a comparação de preços com o mercado privado.

O lançamento do Projeto Lupa nas Contas Públicas e a divulgação na íntegra do estudo serão realizados no dia 4 de agosto de 2015, às 10 horas, na sede do IBPT, em São Paulo. “O Projeto Lupa tem o objetivo de garantir uma análise apurada, transparente e objetiva a todos os brasileiros para que tenham condições de monitorar, acompanhar e denunciar as irregularidades nas compras públicas”, afirma o presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

O IBPT está expedindo convites aos órgãos de controle da administração pública como a Controladoria Geral da União, Coordenadorias Gerais de Administração, Tribunais de Contas, Ministério Público, observatórios sociais, confederações, federações  e associações, para que participem do projeto. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail compraspublicas@ibpt.org.br.

Projeto Lupa
O IBPT, entidade líder em soluções sociotecnológicas que fornecem dados sobre arrecadação (Impostômetro), empresas (Empresômetro), tributos na nota fiscal (De Olho no Imposto), bem como os estudos “Carga Tributária brasileira”, “Dias Trabalhados para pagar Tributos” e o  acompanhamento de temas tributários, criou, em 2011, o Projeto Lupa, para permitir que a população tenha instrumentos de controle sobre itens e gastos que afetam o dia a dia dos cidadãos.

A partir do Lupa no Imposto, foi criado um sistema e portal que permitem aos usuários identificar a carga tributária média incidente sobre mercadorias e serviços. O Lupa nas Compras Públicas é um projeto antecedente ao Lupa na Inflação, que será lançada no mês de setembro de 2015.

Serviço:
Lançamento do Projeto Lupa nas Compras Públicas
Data: 4 de agosto de 2015 (terça-feira), às 10 horas
Local: Sede do IBPT – Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1600 – cj. 102 – Itaim Bibi – São Paulo
Informações: compraspublicas@ibpt.org.br

Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br