Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Filló fala sobre os desafios de ser um político cristão

Karoline de Marqui
Ele ainda faz balanço sobre os quase três anos de mandato e fala sobre oposição da câmara e obras no antigo Birutão
Em uma entrevista exclusiva, o prefeito de Ferraz de Vasconcelos recebeu o
 JORNAL EVANGÉLICO, e fez um balanço do seu governo
Em um momento em que sofre ataques a sua atuação política, o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, o Acir Filló (PSDB), relata sobre ser representante de uma cidade e ainda representante de Cristo, como um político evangélico. Chefe do Poder Executivo há quase três anos, Filló diz ter noção da importância e do peso de ter esses dois títulos e que apesar das dificuldades consegue permanecer com foco e o apoio de sua família. 
No contexto atual, aquele que é político ou evangélico sofre preconceito devido a diversos fatores e possuir os dois títulos ao mesmo tempo exige postura diferenciada. “É uma luta diária combater esse preconceito, eu acho que tem melhorado e evoluído, mas acredito que quem prejudica o meio evangélico são os próprios evangélicos”, explica Filló. Para o prefeito, o excesso de brigas e competições entre gravadoras, cantores, empresários, lideranças e os próprios políticos contribuem para isso. “Quando o meio evangélico for mais unido e ético no seu relacionamento ele será mais respeitado e isso depende de nós que ás vezes erramos”.

Questionado sobre o que o preocupa mais, se é ser um representante de Cristo; assim como a Bíblia se refere à igreja cristã, ou representante de um município, ele relata que as duas posições estão no mesmo parâmetro de dificuldades. “Vemos essas novelas malditas que só pregam traição, desrespeito, pai contra filho e ensinam as crianças o que a bíblia não ensina. A dificuldade é muito grande para esses homens que pregam o evangelho porque o mundo está mais liberal e com políticos que são evangélicos porque o preconceito é duplo. Infelizmente ser político no Brasil hoje é sinônimo de ser ladrão. As pessoas se esquecem de que existe policial ruim, médico ruim, padre ruim. Temos pessoas boas e ruins em todos os segmentos da sociedade”, ressalta o prefeito.
Ele ainda cita o fato de ter orado o Pai Nosso durante a inauguração da estação de trem da cidade e ter sofrido várias críticas por isso.
Família
Em meio aos desafios de estar à frente do Poder Executivo, Filló afirma: “Minha família é meu alicerce, fundamental. É muito atribulada a vida de um prefeito de uma cidade pobre e problemática como a cidade de Ferraz de Vasconcelos e minha família me dá esse suporte”. Ele ainda fala da sua esposa, que estava logo ao lado, que segundo ele, é muito presente e ainda ressalta que família é fundamental não somente para um político, mas para todos.
Filló afirma que início das obras no terreno do antigo Birutão
 dependem apenas da Matec engenharia
Filló é casado com Viviane Vieira dos Santos, presidente do Fundo Social de Solidariedade do município e pai de Gabriela, Beatriz e Victor.
Famílias de Ferraz
Ferraz de Vasconcelos é apontado como um dos municípios mais pobres do Estado de São Paulo. De acordo com Filló, a cidade possui cerca de 70 invasões e geralmente nessas áreas são famílias destruídas e separadas por diversos fatores. Entre os principais trabalhos do Poder Executivo junto a Promoção Social em prol das famílias estão: o projeto Mãe Ferrazense; que atende as gestantes dessas áreas carentes e o programa de saúde Melhor em Casa; que cuida de pessoas a domicílio que não tem condições de se locomover até os hospitais.
Filló ainda menciona sua preocupação com a parte moral dessas famílias, mas ressalta que infelizmente a maior parte não cabe ao poder público querer ensinar ou interferir, mas sim a cada pai ou mãe com bons exemplos. “Tem pai que não quer que seu filho seja usuário de droga ou alcóolatra, mas manda ele até a padaria comprar uma cerveja que já vem até aberta; a mãe quer que a criança tenha um bom futuro, mas o moleque com 10, 11 anos de idade fica no “pancadão” até de madrugada, onde só acontecem drogas e promiscuidade. As iniciativas e principalmente os exemplos tem que partir da própria família”, finaliza o prefeito.
O Mandato
Pegamos uma cidade problemática, endividada, saqueada e arrasada por um prefeito que está completamente enrolado com a justiça e mesmo assim houve avanços significativos”, avalia Filló. Ele relata que mesmo com dificuldades, e uma dívida de cerca de 300 milhões de reais que herdaram da ultima gestão, a prefeitura conseguiu avançar, se organizar internamente e realizar varias obras importantes.
Entre os avanços conquistados através da organização financeira da prefeitura estão: Os salários dos funcionários que estão em dia, a construção do Corpo de Bombeiros, a delegacia da Vila Margarida, o posto de saúde do Jardim Yone e as escolas municipais Pedro Paulo Paulino e Thomaz Alckmin.
Há mais de dois anos e meio a prefeitura não recebe verba do
Governo Federal devido a dívida que que herdaram
Principais projetos para 2016
Mesmo com os graves problemas estruturais, através da nossa parceria sólida com o Governo do Estado de São Paulo temos obras fundamentais para a cidade”. São elas:
Ligação de Ferraz de Vasconcelos com o Rodoanel. O projeto já foi assinado pelo Governo do Estado e segundo o prefeito as obras começam no final de 2015 e serão concluídas no final do ano que vem. A cidade também conquistou uma unidade da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec), que também será inaugurada em 2016. O investimento é de mais de 30 milhões de reais.
Com mais de 300 milhões de reais de investimento, a previsão é que também em 2016 sejam concluídas as obras do Corredor Metropolitano BRT, que ligará Ferraz a Arujá, passando por
Fillo afirma que em meio a vida atribulada de um prefeito
 a família é seu alicerce
Itaquaquecetuba e Poá. Além destas obras haverá ainda a inauguração de um posto de saúde no Jardim Yone neste ano.
Obras do shopping e oposição da Câmara
Em relação as obras do shopping que deve ser construído no terreno do antigo Birutão, o prefeito diz que o inicio da construção depende exclusivamente da Matec Engenharia, que é dona da área que foi cedida a empresa pelo Governo de São Paulo por 99 anos. Ele nega o fato de que a prefeitura deve algum documento para a empresa, fato afirmado por um jornal da região, que segundo Filló, é pura especulação . “Acabou o prazo a gente vai tomar a área e construir uma área de lazer no local”, afirma o prefeito, ressaltando que a Matec Engenharia tem menos de um mês para iniciar as obras.
Questionado sobre a oposição da Câmara Municipal, ele garante que sua relação com ela de forma geral é ótima, pois o órgão só colabora com o município, mas que em relação a alguns vereadores em particular é normal ter atritos por serem partidos e interesses diferentes. “Temos uma base sólida e muito boa, pois é uma Câmara muito séria”.

Assiste em vídeo um trecho da entrevista:


Fotos: Adilson Santos / Ângulo Produções  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br