Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Exposição destaca a Bíblia como o livro da inclusão

Luciana Garbelini
Iniciativa da Sociedade Bíblica do Brasil, em parceria com o Memorial da Inclusão, mostra será inaugurada no dia 6 de julho, em São Paulo

O Memorial da Inclusão inaugura, no dia 6 de julho, a exposição Bíblia: O livro da inclusão, fruto de uma parceria com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). A mostra destacará a importância de se disponibilizar a Bíblia para as pessoas com deficiência, em formatos adequados para esse público. Um dos principais clássicos da literatura religiosa, este livro vai muito além desse campo e marcou, de forma decisiva, o desenvolvimento cultural da humanidade. A exposição fica em cartaz até 27 de agosto, no espaço localizado à Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10, na Barra Funda, em São Paulo.

Com a proposta de retratar ações e programas da SBB pela inclusão de pessoas com deficiência visual ou auditiva, a iniciativa resgata a trajetória de pessoas e da instituição na direção de uma sociedade pautada por valores que contribuem para cidadania do ser humano. “Tendo como ponto de partida o Livro da Inclusão, a Bíblia, a exposição proporcionará aos visitantes uma experiência com o pensamento da igualdade entre as pessoas como base para a convivência enriquecedora entre os diferentes”, afirma Mário Rost, gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB.

A exposição apresentará diferentes aspectos da Bíblia, em oito áreas, entre as quais destacam-se: as tecnologias utilizadas para a comunicação do conteúdo bíblico; projetos realizados pela SBB que tratam da relação das pessoas com deficiência e suas famílias; e programas que trabalham com a acessibilidade da Bíblia, que está disponível em Braile e em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Além disso, estarão reunidos quadros em alto relevo e esculturas táteis relacionados a temas bíblicos, produzidos pelo artista Renato Amisy, e uma tela em branco que ficará disponível para o visitante registrar e expressar suas percepções e opinião sobre a mostra.

Além de obras táteis, a exposição contará com aparelhos eletrônicos interativos, audiodescrição e impressão dos textos em dupla leitura e com fonte ampliada, em tinta e em braile. Confira as atrações de cada módulo:

A tecnologia a serviço da comunicação
O progresso no domínio da eletricidade e da eletrônica possibilitou a invenção de recursos que facilitam a comunicação entre as pessoas. Com a popularização dessas novas tecnologias, diferentes grupos da sociedade tiveram a oportunidade de serem incluídos e também de interagirem com outros grupos e entre si. Como uma organização que se dedica à difusão da Bíblia, a SBB tem disponibilizado o seu conteúdo nos meios existentes em cada época.  Objetos: LP, Cassete, CD, CD-ROM, Bíblia em Áudio em MP3, Proclaimer: O Aparelho Mensageiro - acessível para manuseio, App Minha Bíblia SBB – acessível para manuseio.

Encontros de Pessoas com Deficiência Visual
O projeto “A Bíblia para pessoas com deficiência visual”, que viabilizou a produção da primeira Bíblia em Braile na Língua Portuguesa, propiciou a realização de Encontros para Pessoas com Deficiência Visual, que também são voltados para profissionais que trabalham no seu atendimento. Hoje, são realizadas edições do evento em diferentes partes do País.

Emancipar: Parceria entre a SBB e a Prefeitura de Barueri (SP)
Voltado para pessoas com deficiência e suas famílias, este é um programa que tem a finalidade de prevenir agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos beneficiários.

A Bíblia Sagrada em Braile
Composta por 45 volumes, a Bíblia em Braile é produzida pela SBB, na Imprensa Braile, integrada à Gráfica da Bíblia, em Barueri (SP). Com texto bíblico na Nova Tradução na Linguagem de Hoje, foi idealizada com o objetivo de ser mais acessível à maioria das pessoas com deficiência visual, alfabetizadas em braile. É distribuída pela SBB a pessoas com deficiência visual cadastradas no programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual.

Revista A Bíblia no Brasil (ABNB)
É publicada, sem interrupção, desde 1948, para divulgar a Causa da Bíblia no Brasil e no mundo. Suas edições trimestrais alcançam atualmente a tiragem de 90 mil exemplares. Há uma década, uma coletânea em braile das matérias publicadas na ABNB é enviada também a pessoas com deficiência visual atendidas pela SBB. A distribuição teve início de forma tímida, com uma seleção de poucas matérias. Com a boa repercussão e receptividade do público, o número de notícias foi ampliado.

A Bíblia em Libras
Projeto editorial da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), a coleção Aventuras da Bíblia em Libras (Língua Brasileira de Sinais) já conta com dois volumes que reúnem um livreto e um DVD com uma seleção de histórias bíblicas voltadas para o público infantil e seus familiares. A iniciativa está inserida no programa A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva.

Quadros de Renato Amisy
Nascido em Barretos (SP), o artista plástico Renato Amisy é conhecido no Brasil e exterior, especialmente na França, pelo caráter tangível de suas obras: Elas podem e devem ser tocadas. Uma coleção preparada com a técnica de “pintura acrílica em papel Canson”, reportando temas da Bíblia, tem sido promovida pela SBB como iniciativa que proporciona às pessoas com deficiência visual uma possibilidade concreta de apreciação de obras de arte. Na mostra, estarão destacados dois quadros da série Milagres de Jesus.

Tela Inclusiva e Interativa
Os visitantes são convidados a expressar seu sentimento, desenhando, escrevendo, pintando ou deixando a sua marca pessoal.

Serviço
Exposição Biblia: O livro da inclusão
Inauguração: 6 de julho de 2016 (quarta-feira), às 19h
Visitas: De 7 de julho a 27 de agosto de 2016
Segunda à sexta-feira, das 10h às 17h
Sábados, 30 de julho e 27 de agosto, das 13h às 17h
Local: Memorial da Inclusão
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 - Barra Funda - São Paulo (SP).

A SBB e o programa A Bíblia para pessoas com deficiência
Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem como missão "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira, entre eles, A Bíblia para Pessoas com Deficiência.

Ao tornar a Bíblia Sagrada acessível a pessoas com deficiências visual e auditiva, o programa busca promover a inclusão social, facilitar o desenvolvimento cultural, oferecer apoio espiritual e estimular a alfabetização. As ações são extensivas às famílias, gerando impactos como prevenção de ocorrência de situações de risco social e inserção das pessoas em serviços e oportunidades.

A iniciativa engloba três projetos
A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual, Emancipar e A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva -, que em 2015 beneficiaram 1.340 pessoas e 73 organizações, em 28 visitas técnicas e 6.950 atendimentos.

A Bíblia para Pessoas com Deficiência Visual
Por meio do acesso facilitado ao Livro Sagrado, esse programa promove a autonomia e a integração social, oferece amparo espiritual e incentiva a pessoa com deficiência visual a desenvolver de forma fluente a leitura e escrita em braile. Além disso, desenvolve ações – também extensivas a seus familiares – de apoio, informação, orientação e encaminhamento, com foco na qualidade de vida, exercício da cidadania e inclusão na vida social. Com alcance nacional, o projeto distribui, gratuitamente, literatura bíblica em áudio e em braile para pessoas com deficiência visual, entidades que se dedicam ao atendimento a esse público, comunidades e bibliotecas cadastradas no projeto. Até 2015, 205 cegos receberam a coleção completa, formada por 38 volumes, e perto de 1 mil continuam a receber o material regularmente.

Além disso, foram entregues 122 exemplares completos da Bíblia em Braile a bibliotecas públicas e organizações de todo o País, garantindo que várias pessoas com deficiência visual tenham acesso à Palavra de Deus, já que um único exemplar pode ser compartilhado por vários leitores. No site www.sbb.org.br, há uma seção para o cadastramento.

Projeto Emancipar
Tem o objetivo de atender pessoas com deficiência e suas famílias,
promovendo inclusão, autonomia e independência desse público. Entre as ações empreendidas pelo projeto, estão: proteção social proativa; acolhida; visita familiar; escuta; encaminhamento para cadastramento socioeconômico; orientação sociofamiliar; desenvolvimento do convívio familiar, em grupo e social; inserção na rede de serviços socioassistenciais; informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetora da família; mobilização para a cidadania e documentação pessoal. A iniciativa acontece atualmente nas cidades de Barueri (SP) e Recife (PE), com rodas de conversas, encontro de famílias, atividades externas e atendimentos nas áreas de psicologia e serviço social. Em 2015, foram beneficiadas 269 pessoas, em 611atendimentos.

A Bíblia para Pessoas com Deficiência Auditiva
Tem como público-alvo pessoas com deficiência auditiva e suas famílias, além de instituições que trabalham com esse público e bibliotecas, às quais é oferecida literatura bíblica na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Em 2015, foram realizadas duas edições do Encontro de pessoas com Deficiência Auditiva, nas cidades de Teresópolis(RJ) e Volta Redonda(RJ). No mesmo período, o programa beneficiou 56 pessoas e 12 entidades, promovendo 398 atendimentos.

Fonte: AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br