Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Campanha da ONG PAS terá exame gratuito de prevenção ao câncer de mama em animais

Carla Fiamini

Além da feira de adoção no Suzano Shopping, neste sábado, ONG PAS promoverá ação de conscientização sobre a doença, que também tem alta incidência em pets. Um veterinário estará à disposição para atender tutores que quiserem levar seus animais de estimação para exame de palpação, indicado para detecção precoce de tumores

A ONG PAS – Projeto Adote Suzano promove campanha especial de adoção com exame gratuito para prevenção e detecção precoce de câncer de mama em animais, neste sábado (29/10), em Suzano. Será das 10h às 18h, no Suzano Shopping. A ação faz parte do “Outubro Rosa Pet”, movimento que pretende conscientizar a população sobre o risco desta doença, que não é exclusividade dos humanos, pois também atinge cães e gatos.

A entidade realiza a campanha de adoção no Suzano Shopping, no estacionamento, a cada dois meses, sempre com o objetivo de encontrar lares para cães e gatos resgatados, além de ajudar outros protetores amparados pelo projeto. Durante o evento, os visitantes podem interagir com os animais, conhecer e apoiar o trabalho da ONG e comprar produtos para arrecadar fundos revertidos à causa animal. Todos os animais colocados para adoção são vermifugados antes e os adultos, castrados.
Neste sábado, a ONG reforçará a campanha com a divulgação de informações sobre a alta incidência de câncer de mama – e outros tipos – em animais. Um veterinário estará à disposição para atender tutores que quiserem levar cadelas e gatas para exame de palpação, indicado para detecção precoce de tumores. Segundo a ONG PAS, a castração é o método mais eficiente para a prevenção do câncer de mama. Nesse mês, a entidade também mantém parceria com clínicas veterinárias para castração por preços especiais.

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico do tumor, maiores são as chances de cura do animal. Por isso, é muito importante visitas regulares ao veterinário de confiança e sempre observar qualquer alteração no comportamento do pet. “Muitas vezes, os tumores não ficam perceptíveis ao toque logo no início. Por essa razão, é preciso verificar se o animal está comendo e bebendo água normalmente e observar se há alterações de comportamento ou nas fezes e urina, com, por exemplo, a presença de sangue”, orientou a veterinária Cláudia Ferraz.

Outros sinais importantes são: dor ou protuberâncias, febre, vômito e até mau cheiro, como no hálito, orelhas e patas. Apesar da análise do dono ser importante, a confirmação da doença só poderá ser feita após exames em consulta com o veterinário.

Como prevenir
A melhor forma de garantir a saúde dos animais, e prevenir doenças como o câncer, ainda é proporcionar bons hábitos, como alimentação saudável e voltada para as necessidades etárias (conforme recomendação do veterinário), ambiente emocionalmente estável para o pet e atividades físicas comuns a cada raça. “A castração também é uma importante arma contra a doença. Inibindo a ovulação e alterações hormonais, diminui, em muito, a chance da cadela ou gata desenvolver o câncer de mama e de útero”, explica a veterinária Cláudia Ferraz.

Para quem tem gatos de pelo na cor branca, é essencial passar protetor solar (pode ser para animal ou de humanos), fator 30 ou maior, nas orelhas, para evitar o câncer de pele, que incide com maior frequência nesses animais. Também é preciso observar feridas que não cicatrizam, vermelhidão e secreções. O tratamento do câncer é específico para cada caso e pode ser feito com medicamentos, intervenção cirúrgica, quimioterapia, entre outros.

Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br