Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

domingo, 7 de maio de 2017

Nova ferramenta sistematiza projetos ambientais da Secretaria de Educação de Suzano

Carla Fiamini

Professores da rede municipal de ensino participaram de capacitação na manhã deste sábado (6 de maio) que visa estimular alunos a criarem ações e projetos de consumo consciente, de redução e relacionados, também, à destinação correta de resíduos

Aproximadamente 60 professores da rede municipal de ensino de Suzano-SP participaram, na manhã deste sábado (6 de maio), de uma oficina sobre consumo consciente, redução e destinação correta de resíduos. A capacitação foi abrigada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) de São Paulo - campus Suzano, localizado no Jardim Monte Cristo. A aula foi ministrada pelo Poder Executivo em parceria com o Instituto Akatu - Organização Não-Governamental (ONG) que atua na área do consumo consciente e do bem-estar.

Os professores da Secretaria Municipal de Educação puderam conhecer, na oportunidade, a plataforma digital desenvolvida pelo Instituto, bem como os recursos pedagógicos disponíveis. Além disso, os docentes que marcaram presença na capacitação participaram de atividades práticas na manhã de hoje.
       
O conteúdo abordado no decorrer da oficina teve como foco central os sistemas que estimulam os educandos a criarem ações e projetos voltados à redução de dejetos gerados no ambiente escolar e na comunidade e, ainda, avançarem na destinação adequada dos materiais recicláveis.

Os educadores da rede local de ensino receberam informações importantes de estudos realizados sobre o assunto, no IFSP. Atualmente, por exemplo, mais de 40% dos resíduos coletados, segundo a Akatu, seguem para lugares inadequados, o que pode contaminar o solo e a água. A entidade também estima que o descarte irregular resulta num desperdício aproximado por ano de R$ 8 bilhões em materiais que poderiam virar matéria-prima ou energia.

Para o secretário de Educação de Suzano, Nazih Youssef Franciss, a ferramenta disponibilizada pela ONG chega à rede municipal para sistematizar os projetos ambientais que já são desenvolvidos pela administração do prefeito Rodrigo Ashiuchi e, ainda, conceder suporte ao corpo docente, para que os professores tenha novas ideias no que tange, inclusive, o envolvimento da comunidade nas ações ligadas ao consumo consciente e ao bem-estar.

Os educadores que atuam na prefeitura também foram convidados a participar do “Desafio Turma que Recicla”, uma espécie de gincana que estimula as escolas de todo o País a promoverem atividades pedagógicas, com a finalidade de reduzir a quantidade de resíduos gerados na comunidade escolar e descartá-los de maneira adequada. Além de transformarem a realidade da escola quanto ao assunto, professores podem ganhar prêmios, conforme explicou Franciss:

“Os professoras são valorizados nesta competição, mas, no final, quem ganha mesmo são nossos alunos e, consequentemente, o Meio Ambiente. Sabemos que as crianças são grandes multiplicadoras de informação na família. Portanto, tenho certeza que o conhecimento adquirido, neste sábado, pelos educadores da rede municipal vai chegar às comunidades, às escolas, na casa de cada aluno. Nossos estudantes serão adultos mais conscientes se levarem a sério desde cedo a preservação do planeta”, concluiu o secretário de Educação de Suzano.

Fonte: SCS / Foto: Irineu Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br