Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Unidade II da Santa Casa é inaugurada e passa a atender à 0h de segunda


Segundo o prefeito, a decisão de intervir na Santa Casa tornou possível que um serviço privado propiciasse atendimento público
Num evento que reuniu parlamentares, conselheiros de saúde, secretários, servidores e representantes da saúde de outros municípios do Alto Tietê, a Santa Casa de Misericórdia de Suzano inaugurou a sua Unidade II na tarde de sexta-feira (28/1).

A nova unidade, que começará a atender a partir da 0h de segunda-feira (31/1), realizará atendimentos de pacientes de convênios, particulares e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nos 45 dias que se seguiram à decisão de criar uma alternativa para a crise hospitalar privada, a Santa Casa de Misericórdia, em parceria com a Prefeitura de Suzano, elaborou o contrato de locação e realizou um processo seletivo para a contratação de 144 profissionais, além de reformas e adequações para garantir o atendimento da Unidade II.

Diversas autoridades entre elas políticas e
eclesiástica, participaram do evento
Durante a inauguração, prestigiada por 11 dos 14 vereadores de Suzano e pelo deputado estadual José Candido, o prefeito Marcelo Candido fez um resgate do processo interventivo da Prefeitura na Santa Casa, hoje bastante elogiado por diversos setores. “É fruto dessa decisão que foi difícil, que hoje há a possibilidade de colocarmos um serviço privado para o atendimento público. E os recursos do atendimento particular serão revertidos para o usuário SUS-dependente”.

Na opinião do deputado estadual José Candido, que vem direcionando emendas para investir na saúde de Suzano, sem a alternativa da Unidade II não seria possível responder à crise do sistema hospitalar. "Somente a Unidade I da Santa Casa e os nossos serviços não dariam conta", acrescentou.

A secretária de Saúde, Célia Bortoletto, explicou que a iniciativa não somente ampliará o número de leitos e assistência, como proporcionará que sobrem recursos para novos investimentos em tecnologia. “Essa unidade não é uma sociedade privada, portanto não tem sócios e, sendo bem gerenciada, permitirá que sobrem recursos”, destacou.

Célia também elogiou a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, pelas ações em favor do processo de abertura da Unidade II, e do Pronto-socorro (PS) Municipal, que foram os responsáveis por atender à demanda pública e de convênios, desencadeada com o fechamento de dois hospitais no município. “Em dezembro, o PS atendeu a 20 mil pessoas, a maioria de planos de saúde. E nossa decisão, que teve o total apoio do prefeito Marcelo Candido, permitirá que os conveniados tenham agora garantido seu atendimento, sem tirarinterventor da Santa Casa, o médico Marco Antonio Grandini Izz a vaga do paciente SUS”, completou.

O o, acrescentou que enquanto o SUS de Suzano, nos últimos seis anos, vem sendo estruturado com o empenho do poder público municipal, os hospitais particulares entravam em crise.

Para ele, a parceria com Prefeitura é uma ação corajosa. “Temos de elogiar a decisão do prefeito Marcelo Candido, em conjunto com a secretária municipal da Saúde, Célia Bortoletto, de alugar o prédio do São Sebastião. Isso demonstra o compromisso com a vida da população que utiliza convênios e particular”, enfatiza o médico.

Segundo Izzo, a nova unidade será um sucesso, sem necessitar de recursos públicos para o setor privado. “O recurso público na Santa Casa somente se destinará a ações públicas de saúde, tanto que determinamos neste local novos leitos de pediatria, parte de leitos de clínica cirúrgica e UTI para o SUS. O setor privado do hospital, ao contrário, além de ser autossuficiente, irá com certeza financiar, na cidade, novas ações públicas na média e alta complexidade” disse.

O prefeito de Suzano lembrou ainda que o serviço hospitalar não inviabiliza os esforços para a construção do hospital público federal. Projeto defendido pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em setembro do ano passado, quando esteve no município para inaugurar o campus do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e que tramita no Ministério da Saúde.

Benefícios
O novo equipamento de saúde, localizado na avenida Armando de Sales Oliveira, conta com 89 leitos de internação, sendo 21 destinados a pacientes que utilizam o SUS e 68 para usuários de convênios e particular. Desses, dez são de UTI.

Somado aos outros 110 leitos SUS e nove particulares da Unidade I, a cidade passa a contar com 208 leitos de internação, sendo 131 do SUS e 77 para convênios e particulares.

A Unidade II da Santa Casa está instalada no prédio que abrigava o Hospital São Sebastião. O espaço, assim como a mobília e os equipamentos existentes no local, foram locados pelo período de quatro anos, no valor de R$ 120 mil por mês.

“As pessoas terão muito do que se orgulhar de serem atendidas aqui. Um serviço, que contará com profissionais qualificados e se tornará um marco definitivo para a saúde da região”, disse Raul Nicolino Cunha, presidente da Associação Paulista de Medicina.

Parceria com médicos do Hospital Ipiranga
O prefeito Marcelo Candido em entrevista coletiva ao lado
do interventor da Santa Casa Dr. Marco Antonio Grandini Izzo
Uma das equipes médicas que atenderá na Unidade II da Santa Casa será composta por profissionais que atuam no Hospital Ipiranga de Mogi das Cruzes. Resultado de uma parceria formalizada entre a unidade mogiana e a filantrópica. Colaborou Ariane Barbosa, assessora de imprensa da Santa Casa de Misericórdia de Suzano.






Veja o parte do discurso do prefeito Marcelo Candido:



Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

  1. Tudo bem tava yum calorzão, mas valeu a pena pela ousadia de uma administração que leve a sério os problemas dos seus municipies e não corre, sa be porque? poruqe somos brasileiros e nunca desistimos para bens a iniciativa um grabde abraço
    Margaret
    Paulo Victor - Guarulhos - SP

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br