Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Audiência da comissão sobre Bebida Alcoólica em São Paulo é um sucesso

O seminário sobre Consumo Abusivo de Álcool da Comissão Especial sobre as Causas e Consequências do Consumo Abusivo de Bebida Alcoólica da Câmara dos Deputados realizado na Assembléia Legislativa de São Paulo foi um sucesso. Durante o encontro, promovido nesta quinta-feira (10/08), o deputado Marcelo Aguiar (PSC/SP), membro da comissão, criticou o fim de repasses para programas de combate ao uso de drogas e defendeu medidas urgentes para diminuir o consumo no País.

“Me assustou muito hoje o que saiu nos jornais a respeito do corte de orçamento na área das drogas, nos programas de combate ao consumo do crack. Foi levantado durante audiências dessa comissão que esses investimentos infelizmente ainda não estão formalizados e com cortes como esse vemos que essa bandeira tão importante que é a luta contra o consumo de drogas não tem recebido a devida atenção”, afirmou Marcelo Aguiar.

Os parlamentares presentes ao encontro criticaram o aumento do consumo do álcool entre os jovens. O tema foi debatido com os presentes, em sua maioria alunos de duas escolas que lotaram o auditório. Para Marcelo Aguiar, é imprescindível batalhar por projetos que coíbam a venda de álcool a menores de idade. "É muito bom ver tantos jovens presentes interessados neste assunto que é uma porta que tem destruído tantos lares. Falo isso com muita propriedade, pois tive um pai alcoólatra, que durante tantos anos motivou o sofrimento dentro da minha casa”, revelou.

O parlamentar, que foi autor de diversos requerimentos para audiências com especialistas no tema realizadas em Brasília, lembrou os altos números do consumo do álcool no País. “Fazer parte dessa comissão pra mim é de uma importância muito grande no momento em que temos 22 milhões de pessoas que usam o álcool em todo o Brasil e que fazem parte desseíndice de destruição dentro de seus próprios lares”, afirmou Marcelo Aguiar.

Durante o seminário, foram realizados três painéis. O coordenador da Saúde Mental do Estado de São Paulo, Dr Sergio Tamai, falou sobre as políticas de combate ao uso do álcool em São Paulo; o coordenador pedagógico do Colegio Santo Americo Pca, professor Cesar Pazinatto, explicou a influência da propaganda no aumento do consumo; e o prefeito municipal de Tarumã, Dr Jairo da Costa e Silva falou da política de atenção à doença do alcoolismo em Tarumã. A comissão especial deverá realizar reuniões em todas as regiões do País.

Segundo Sérgio Tamai, o alcoolismo representa 50% das faltas no trabalho e dos acidentes automobilísticos, 60% das faltas no trabalho e 90% das internações por dependência química. “Em 2007, os custos, diretos e indiretos, do uso nocivo do álcool no Brasil chegaram a mais de R$ 8,5 bilhões”, aponta. Para Tamai, os melhores programas de tratamento resultam da combinação de terapias e outros serviços para satisfazer as necessidades do dependente, como orientação vocacional, atendimentos de saúde mental, abordagens educacionais, apoio
jurídico, abordagens à família e orientação financeira.

Ao falar sobre as propagandas, o professor Cesar Pazinatto, coordenador pedagógico do Colégio Santo Américo, apresentou pesquisa sobre o consumo de substâncias psicoativas entre estudantes de ensino fundamental (8º e 9º ano) e médio (1º a 3º ano), das redes particulares

de ensino do município de São Paulo, feita pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid). Segundo a pesquisa, 46% dos estudantes que consumiram bebida alcoólica, tiveram a primeira ingestão na própria casa, oferecida por um familiar. Outro dado apontado é que 87% do merchandising e mais de 70% das propagandas de bebidas alcoólicas na TV aberta ocorrem nos intervalos ou durante programas esportivos, período em que os jovens estão em frente às televisões.

Para o especialista, a publicidade reforça atitudes “pró-álcool”, pode aumentar o consumo de quem já bebe e desestimular a redução do consumo, predispõe os jovens a beber muito antes dos 18 anos; e promove e reforça a percepção do uso do álcool como um comportamento positivo, glamouroso e sem risco. “Atualmente a internet é a principal ferramenta de acesso das empresas de bebidas aos jovens. Enquanto as publicidades mais tendenciosas são proibidas na TV, na internet elas estão liberadas. Tem o Facebook, o Twitter, o Orkut. A ação
das companhias nas redes sociais é cada vez maior”, argumenta. Para ele, a “internet é terra sem lei”.

O coordenador citou a campanha “Tony Moderação”, da cerveja Cerpa, como exemplo. Nela, a empresa utiliza a palavra ‘moderação’, da frase “Beba com Moderação”, obrigatória na publicidade de bebidas alcoólicas, para desvirtuar o sentido de prudência do termo. “As empresas precisam ser mais responsabilizadas”, considera Pazinatto.

O prefeito do município de Tarumã (SP), Jairo da Costa e Silva, e a Dra. Ana Cecilia Roselli Marques falaram sobre a política de atenção ao alcoolismo da cidade: o Projeto Periscópio Tarumã. Jairo destacou o comprometimento do município com a causa para garantir melhor qualidade de vida aos cidadãos, por meio da capacitação da equipe de esportes, dos conselheiros e de vários funcionários, bem como a conscientização e instrução dos pais e atualização das informações aos professores.

Segundo a Dra. Marques, o sucesso da política local é resultado da conscientização dos comerciantes, que não vendem bebidas para menores de idade e nem permitem que eles bebam nos estabelecimentos. Além disso, a participação da sociedade, que tem se informado melhor sobre os problemas, ajudou o programa a se tornar referência em atuação na saúde pública.

O relator da Comissão, deputado Vanderlei Macris, agradeceu a participação do público e lembrou que a sociedade brasileira está buscando informação para se proteger do problema do alcoolismo, mas criticou a atuação da imprensa. “A mídia não tem dado muita atenção a esse caso, mas os cidadãos estão se instruindo e sabendo como ele é sério. Quanto mais consciente, mais a pessoa pode se cuidar e ajudar os demais a se protegerem”, resumiu

Além de Marcelo Aguiar e Vanderlei Macris, participaram da conferência os deputados federais Geraldo Resende (PMDB-MS), presidente da Comissão, Keiko Ota (PSB-SP), Paulo Freire (PR-SP), Aline Correa (PP-SP), e os deputados estaduais Cauê Macris (PSDB), coordenador do evento, Jooji Hato (PMDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de SP, e Antonio Mentor (PT).

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br