Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Criacionismo X Evolucionismo: Quem tem razão?

Cientista da Unicamp ministra palestra sobre o tema nestesábado em Mogi
O assunto, de tempos em tempos, ganha destaque na mídia, seja em reportagens ou em artigos científicos e opinativos.  Os jovens brasileiros, em sua grande maioria, tem aprendizado unilateral nas escolas públicas e particulares, onde o “evolucionismo” é tratado na metodologia de ensino como verdade absoluta. Para tratar do tema “Criacionismo X Evolucionismo”, o renomado cientista Marcos Eberlin estará ministrando palestra em Mogi das Cruzes no próximo dia 14 de julho, sábado.

A razão da tanta polêmica é a origem do homem e o porquê de nós sermos tão diferentes dos animais. O Criacionismo e o Evolucionismo são duas teorias que buscam explicar a criação e a evolução do homem. “Deus, que por 150 anos ‘deu corda’, resolveu dar um basta! O vento está soprando, e o castelo de areia naturalista vai cair”, dispara o cientista.

A Bíblia Sagrada, mais especificamente o livro de Gênesis, narra a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como sol, estrelas e seres vivos, inclusive o homem. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Esta é a ideia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.

Diferentemente do Criacionismo, o Evolucionismo - fruto de um conjunto de pesquisas iniciadas pelo legado deixado pelo cientista Charles Darwin - afirma que o homem é resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de 5 milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens (o homem com suas características atuais).

Como químico, Eberlin diz perceber a assinatura do Criador em tudo. Nos átomos e nas moléculas, na periodicidade dos elementos, na singularidade da água e do carbono, nos aminoácidos, proteínas e enzimas, nas máquinas moleculares e na, segundo ele, obra-prima maior: a molécula de DNA. “A vida quando observada superficialmente já se mostra extremamente bela, complexa, simétrica, sincronizada, uma obra de arte, um esplendor absoluto. Veja as flores, os pássaros, a lua e as estrelas, o homem e os animais. Um espetáculo indefinível que nos é apresentado através da criação. Um pouco de beleza, inteligência e engenhosidade: atributos inigualáveis de Deus”, explica o cientista e completa: “Como químico, estudo a arquitetura da matéria, como foram formados os átomos, as moléculas, quais são as leis que regem o mundo atômico e molecular e suas transformações. Percebo, então, em uma dimensão atômica e molecular, como Deus é realmente um Ser de suprema inteligência e elegância, o Arquiteto, o Artista sem-par”.

Após palestra, o evento será aberto ao debate e Eberlin responderá as perguntas feitas pelo público.


Sobre o palestrante...
Marcos Eberlin é professor doutor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutorado na Purdue University, Estados Unidos.  Orientou diversos mestres, doutores e pós-doutores. Entre as pesquisas realizadas por seu grupo, destacam-se os estudos de reatividade de íons na fase gasosa, que levaram à descoberta de vários novos íons e novas reações com diferentes aplicações analíticas e sintéticas. Uma dessas reações leva seu nome: Reação de Eberlin. É membro da Academia Brasileira de Ciências, comendador pela Ordem Nacional do Mérito Científico e autor de mais de 300 artigos científicos.


Serviço:
“Criacionismo X Evolucionismo
Palestra com o cientista Marcos Eberlin, Dia 14 de julho, às 19h.
Igreja Bíblica Brasileira (IBB) Mogi
Rua Francisco Martins Feitosa, 535, Vila Lavínia, Mogi das Cruzes (SP). Entrada franca.


Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br