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terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Confirmado Corredor Metropolitano para Ferraz


Executivos da EMTU estiveram na cidade na tarde desta terça-feira (15 de janeiro) para tratativas legais com o governo de Acir Filló (PSDB); prefeito comemorou viabilização do projeto, que vai permitir a ligação do município com rodovias importantes e beneficiará aqueles que dependem do transporte público coletivo, sensivelmente comprometido pelo tráfego saturado

O prefeito Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, recebeu a notícia na tarde de hoje (15 de janeiro) que a cidade que governa desde o dia 2 de janeiro será beneficiada diretamente com a construção do Corredor Metropolitano Arujá – Itaquaquecetuba – Ferraz de Vasconcelos. A confirmação partiu de executivos da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), que estiveram no município para tratativas indispensáveis na legalização do projeto do qual a autarquia é responsável.

O corredor que vai ligar as três cidades do Alto Tietê terá 20 quilômetros de extensão. Orçado em R$ 6 milhões, o trecho deve ter início no primeiro semestre de 2014. A previsão é que as obras sejam finalizadas em até 12 meses. Com projeto funcional totalmente finalizado, o próximo passo, segundo a EMTU, será realizar em Ferraz, bem como em Arujá e Itaquá, audiências públicas. Os encontros estão previstos para acontecer a partir do próximo mês, quando os editais de concorrência deverão, também, ser publicados. Futuras desapropriações e compensações ambientais serão tratadas, inclusive, nestas reuniões.

Em reunião com Filló, o diretor-superintendente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, adiantou que o empreendimento viário “transcende as melhorias oferecidas nos dias de hoje no que reside transporte público”. Repleto de singularidades, o traçado vai permitir melhor acesso de Ferraz às rodovias Ayrton Senna (SP-70) e Presidente Dutra (BR-116), o que, para o prefeito tucano, é importantíssimo para aprimorar sobremaneira a locomoção das pessoas que dependem de coletivo para trabalhar e estudar, principalmente.

“A liberação desse projeto para Ferraz é de extrema importância. Assim como Itaquá e Arujá, vamos ganhar muito. São mais de 500 mil habitantes beneficiados, com ligações intermunicipais estratégicas. Sem dúvida, esse corredor vai colaborar, e muito, para o desenvolvimento regional e para a substantiva melhora na qualidade de vida dos cidadãos”, comemora o gestor.

O projeto viário será integrado com as linhas 11 e 12 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e com o futuro Corredor Leste (que ligará o Terminal São Miguel, na capital, ao Terminal Estudantes, em Mogi das Cruzes), também de responsabilidade da EMTU. Três terminais serão construídos no Alto Tietê: dois entre Arujá e Itaquá e um em Ferraz.

Num primeiro momento, 55 veículos do tipo articulado serão utilizados para o transporte dos usuários. Diferente e mais espaçosos que os ônibus convencionais, eles terão a capacidade de transportar de 120 a 150 passageiros, entre sentados e em pé. O corredor poderá ser explorado de forma compartilhada, ou seja, coletivos das linhas municipais que já atuam na região terão acesso, desde que com planejamento e sem excessos que possam prejudicar a operação.

“Essa é a tal ‘metronização’ do ônibus. O coletivo articulado permite agilidade, além de ser mais confortável e funcional. Vamos, com ele, aumentar a velocidade de embarque. É um projeto que coloca um menor número de veículos para rodar no corredor, mas que têm capacidade de abrigar mais passageiros”, compartilhou Silva Júnior durante a reunião, que também contou com a participação do chefe de Gabinete de Filló, João Roque, do secretário de Governo de Ferraz, Adair Loredo, de Paulo Rogério de Leão da Rocha, do Departamento de Planejamento Corporativo da EMTU, e de Arthur Xavier, assessor da autarquia.

Fonte: SCFV / Foto: Jovino Souza

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