Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Comerciantes de Ferraz passam por capacitação em manipulação de alimentos


Vigilância Sanitária promoveu na manhã desta sexta-feira (1º de fevereiro) o curso “Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos”; objetivo foi orientar os proprietários dos estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios na cidade quanto as suas obrigações e cuidados que devem ser adotados no dia a dia

Cerca de 50 comerciantes de Ferraz de Vasconcelos participaram na manhã desta sexta-feira (1º de fevereiro) do curso “Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos”. A capacitação foi organizada pela Vigilância Sanitária do município com o objetivo de orientar os proprietários dos estabelecimentos que vendem gêneros alimentícios quanto as suas obrigações e cuidados que devem ser adotados no dia a dia.

A nutricionista Daisy dos Santos Ruiz e a médica-veterinária Sônia Elizete Gomes foram responsáveis pelas explicações passadas aos comerciantes da cidade no auditório principal da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos (Acifv). Os trabalhos foram empreendidos entre 9 horas e meio-dia. Participaram proprietários de lanchonetes, de restaurantes, de padarias, de açougues, de bares e de outros estabelecimentos que trabalham com alimentação.

Durante o encontro, foram compartilhadas informações importantes sobre as práticas ideais no serviço de alimentação, do manuseio ao acondicionamento. Outras especificações fundamentais para o empresário do setor também foram abordadas, como a importância de se manter o ambiente totalmente limpo e em condições de higiene praticáveis e redobrar o cuidado com alimentos de fabricação própria – do preparo à venda.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Ferraz, Paulo Gomes da Cruz, a intenção do curso também é zelar pela saúde do cliente e, consequentemente, evitar autuações:

“A finalidade do órgão não é multar, mas, sim, educar e orientar os comerciantes quanto as suas obrigações dentro de seus estabelecimentos. Temos de trabalhar de forma segura para garantir que os frequentadores desses locais consumam alimentos de boa qualidade. Um deslize pode acarretar uma intoxicação grave”, reitera Paulo.

Com o auxílio de slides e material didático impresso, a apresentação foi desenvolvida de forma simples e dinâmica, agradando os empresários presentes. Muitos valorizaram a iniciativa da Vigilância Sanitária de Ferraz, como o comerciante Marinho Pires, proprietário de uma lanchonete no centro da cidade:

“Esse tipo de evento é importantíssimo para que possamos aprender e até mesmo relembrar as práticas que temos de ter todos os dias em nossos estabelecimentos. Dessa maneira, podemos ensinar nossos funcionários e, até mesmo, fiscalizá-los no preparo dos alimentos, estocagem e armazenamento. Hoje, levo para casa informações fundamentais para o dia a dia do meu comércio. A Vigilância Sanitária de Ferraz está de parabéns. Espero que esse tipo de evento aconteça mais vezes”.

Fonte: SCFV / Foto: Jovino Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br