Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sábado, 23 de março de 2013

Córregos de Ferraz recebem serviços de desassoreamento


Trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos teve início em janeiro e também contempla a manutenção de praças; outros córregos da cidade serão limpos dentro das próximas semanas

Franco Douglas Lima Dias
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos (SP), por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, intensificou nessa semana a limpeza de praças da cidade e o desassoreamento de rios e de córregos. Neste momento, os trabalhos, que foram iniciados em janeiro, estão sendo realizados nos bairros Vila São Paulo, Parque São Francisco (CDHU) e Vila Santa Margarida. Até o momento, seis córregos receberam manutenção. A expectativa é que dentro das próximas semanas o serviço se estenda aos outros existentes no município, aproximadamente 30, segundo a Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente.
       
Logo após assumir oficialmente a Prefeitura de Ferraz, em 2 de janeiro, o prefeito Acir Filló (PSDB) fez uma vistoria nos córregos e nas praças da cidade, acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Franco Douglas Lima Dias. Durante as visitas técnicas, o chefe do Poder Executivo constatou a precariedade das condições do fluxo das águas em função do assoreamento e determinou a limpeza imediata desses locais.

Para o tucano, o serviço e sua continuidade são de extrema importância, principalmente neste período do ano, já que entre os meses de janeiro e março as chuvas são mais intensas, o que facilita a incidência de enchente. Desta forma, a ordem de Filló é que o trabalho seja realizado todos os dias, inclusive aos sábados, caso seja necessário, sem interrupção.

Após efetuar os levantamentos e os estudos técnicos necessários, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos deu início à operação. Máquinas e homens foram deslocados para os bairros onde a situação era mais preocupante, com direito a muito lixo e transbordamento. Mesmo com as chuvas que cairam em Ferraz nas últimas semanas, o serviço não foi paralisado. Dos aproximadamente 30 córregos existentes na cidade, seis já receberam manutenção. São eles Vila São Paulo, Martinelli, das Flores, Ayda, Vila Correia e Tanque Velho.

Em paralelo, a pasta também vem desenvolvendo trabalhos de capinação e de pintura de praças públicas. Nesta quinta-feira (22 de março), uma das equipes da Secretaria de Serviços Urbanos fez a limpeza da praça Vereador Cosmo Valdemar Coelho, na Vila Santa Margarida. As reformas e reparos em escolas e creches da rede municipal de ensino e a operação “Tapa Buraco” também são de responsabilidade da pasta. Este último, assim como o trabalho de desassoreamento de córregos, não tem data para finalizar, como ressalta Dias:

“Todos os locais que visitamos estavam bastante assoreados, com acúmulo de sedimentos e de lixo, o que exigia a urgência dos trabalhos de manutenção, principalmente para se evitar alagamentos e, em situação pior, enchentes. Com os trabalhos, promovemos o fluxo livre das águas. É importante frisar que não trata-se de uma ação que tem data para terminar, assim como o ‘Tapa Buraco’. Quando tivermos passado por todos os pontos, começaremos tudo de novo, promovendo, assim, uma manutenção contínua”, observa o secretário de Serviços Urbanos.

Fonte: SCFV / Foto: Miguel Leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br