Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mais metroviários podem ser demitidos, diz governador de São Paulo

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse hoje (9) que mais metroviários podem ser demitidos, se não for encerrada a greve da categoria. De manhã, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos anunciou o desligamento de 60 funcionários.

“Na medida em que a greve foi declarada abusiva, se as pessoas não voltam a trabalhar, o metrô não pode funcionar, e elas precisam ser desligadas, e por justa causa”, ressaltou Alckmin, após evento no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual.

O governador descartou a possibilidade de reversão das demissões já efetuadas. “Os que foram demitidos não foram em razão só da greve, foi em razão de outros fatos. Mas isso, o Metrô falará oportunamente”, acrescentou Alckmin. ressaltando que 43% dos metroviários já retornaram ao trabalho.

Ele disse que não pretende continuar negociando com a categoria. “A discussão já ocorreu e já foi encerrada. O Tribunal Regional do Trabalho [TRT] estabeleceu a abusividade da greve, estabeleceu, inclusive, penalidade para o sindicato. E ele [TRT] estabeleceu o dissídio e adotou exatamente a proposta do Metrô”, ressaltou o governador, ao lembrar o aumento de 8,7% concedido aos trabalhadores.

A greve dos metroviários entrou hoje [9] no quinto dia. Duas das cinco linhas do sistema operam parcialmente: a Linha 1 - Azul funciona entre as estações Jabaquara e Luz. A Linha 3 - Vermelha opera da Penha a Marechal Deodoro.

Ontem (8), o TRT da 2ª Região considerou a greve abusiva e determinou o fim do movimento. O tribunal estipulou multa de R$ 500 mil por dia no caso de descumprimento do retorno ao trabalho. Além disso, o sindicato dos metroviários recebeu um multa de R$ 100 mil pelos dias em que houve paralisação por desrespeitar os limites mínimos de funcionamento determinados em liminar judicial.

A Justiça havia decidido que o sistema deveria operar com 100% da capacidade nos horários de pico e com 70% fora desse período. Na ocasião, o sindicato avaliou que respeitar a decisão tornaria inviável o movimento de paralisação. Os metroviários devem fazer nova assembleia ainda hoje para decidir sobre os rumos da greve.

Fonte: AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br