Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Mais de 3,5 mil crianças passam por período de adaptação nas creches de Ferraz

Em comparação com 2014, houve aumento de 520 novas vagas na cidade para este tipo de acolhimento, conforme aponta a secretária de Educação local, professora Denize Ribeiro

Um total de 2,2 mil alunos das creches subvencionadas de Ferraz de Vasconcelos, além de 1.689 crianças que frequentam os Centros de Educação Infantil (Ceis) da rede municipal de ensino voltaram às unidades na primeira quinzena de 2015 para período de adaptação. Em comparação com o ano passado, houve aumento de 520 novas vagas na cidade para este tipo de acolhimento, conforme aponta a secretária de Educação local, a professora Denize Ribeiro.

No último dia 5 (segunda-feira), os mais de 1,6 mil alunos dos 13 Ceis de Ferraz retomaram suas atividades para fase de adequação escolar. Neste retorno, que antecede a volta das aulas pedagógicas, as crianças, que têm entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, passam por adaptação do local e dão início ao processo de reconhecimento dos funcionários que trabalham nos institutos.

De acordo com Denize, o período, que dura pouco mais de 15 dias corridos, serve para que os auxiliares de creche apliquem atividades alusivas ao reconhecimento do “Quem sou?” e do “Onde estou?” por parte da criança assistida. Na oportunidade, os profissionais também tratam sobre a rotina do aluno durante o ano letivo, levando em consideração horários que devem ser obedecidos, como os destinados à escovação dos dentes, à “soneca” e à alimentação:

“Já em 5 de fevereiro (quinta-feira), as aulas serão retomadas para valer, com direito a projeto pedagógico, das 7 às 17 horas. Por isso,  janeiro é considerado período de adaptação, onde a criança conhece e reconhece o espaço que frequentará dentro dos próximos meses, bem como seus educadores. O objetivo desta fase, que acontece entre 7 horas e meio-dia, é fazer com que o aluno fique confortável na instituição. Vale frisar, ainda, que já no próximo mês, vamos contar com uma nova unidade própria, a ‘Gabriel Coelho’, que vai funcionar na Vila São Paulo, com um total de 120 novas vagas”, detalha a gestora.

As 16 creches subvencionadas da cidade também deram início às aulas em 5 de janeiro. Ao todo, 2,2 mil alunos retomaram suas atividades, 400 a mais que no ano passado, conforme reitera a secretária de Educação. Ela explica que este número é possível por conta de duas novas unidades que serão inauguradas oficialmente na cidade em breve – Construindo o Saber III (rua Benedita Leite Sebastião, 3, bairro Tanquinho) e a Semear (rua Leonor Barroso de Carvalho, 124, Jardim Júlio de Carvalho:

“Do total de unidades subvencionadas, quatro trabalham com o período de contraturno. As outras 12 funcionam das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Com a abertura de mais estas 400 vagas, 250 da Construindo o Saber III e 150 da Semear, aumentamos nossa capacidade de atendimento. As vagas já estão preenchidas, pois acolhemos os pedidos entre novembro e dezembro de 2014, para que, agora, no início do ano letivo, já estivéssemos com os alunos matriculados e a escola organizada”, afirma.

O prefeito de Ferraz, Acir Filló, lembra que, no total, a rede municipal de ensino conta com 30 creches, entre as de gestão 100% municipal e subvencionadas. Juntas, essas unidades atendem mais de 3,5 mil crianças:

“Pretendemos continuar gerando novas vagas às famílias de Ferraz. Neste ano, estamos oferecendo 520 novas vagas. Até o ano que vem, nossa meta é construir mais escolas, de todos os níveis, e elevar ainda mais nossa qualidade no ensino infantil”, garante o chefe do Executivo ferrazense.

Fonte: SCFV - Foto: Will de Oliver

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br