Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Palestra com Maria da Penha em Poá reúne quase 3 mil pessoa

O evento foi realizado pela Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, e reuniu também os palestrantes Eduardo Lyra e Vânia Nacaxe

Maria da Penha fala faz palestra ao lado do prefeito
de Poá Marcos Borges
O Prefeito Marcos Borges (o Marcos da Gráfica) recebeu a visita da ativista Maria da Penha, personalidade símbolo da luta contra a violência à mulher, juntamente com mais 3 mil pessoas na última sexta-feira (16/01), na Praça de Eventos “Lucília Gomes Felippe”, no centro de Poá. Ela ministrou uma palestra de conscientização do valor da mulher, de sua importância no lar e na sociedade e lembrou dos direitos que a Lei nº 11.340/2006, a Lei Maria da Penha, concede às mulheres vítimas de violência e as punições aos agressores.

“A principal finalidade da ‘Lei Maria da Penha’ não é de punir os homens, mas o homem agressor, que é aquele homem que não sabe tratar a sua mulher como uma pessoa humana. Que se acha superior à mulher, Isto é muito ruim para a mulher, e ela sofre este tipo de violência, tanto a física, quanto a humilhação e a pressão psicológica”, afirmou.

A ativista destacou, durante a palestra, que os municípios que têm uma Secretaria da Mulher, um Centro de Referência e uma Delegacia da Mulher, são um estímulo para que a mulher denuncie. “O Centro de Referência da Mulher é um equipamento importante porque é onde a mulher terá um atendimento psicológico, jurídico e social, além de receber orientação sobre a melhor maneira para sair desta situação de violência e encorajando as mulheres a denunciar na delegacia com segurança e não volta atrás para desfazer a denúncia”, destacou.

Marcos Borges, Maria da Penha, Aretha Marques e Elaine
Em Poá, esta causa também é apoiada pela vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis, que levanta a bandeira em defesa à mulher na Câmara Municipal, e seu trabalho vai ao encontro das ações que a Prefeitura tem priorizado através da Secretaria da Mulher, conduzida atualmente pela secretária Aretha Marques.

Na oportunidade, Maria da Penha também frisou a forma de educação que muitos homens receberam para se tornarem agressivos com esposas e companheiras. “Muitas vezes o homem foi educado desta maneira. Ele viu o pai bater na mãe, o avô bater na avó e considera como comum. É a cultura machista de criação. Nós mulheres temos uma responsabilidade de educar nossos filhos e filhas de forma igual para desconstruir esta cultura machista”, definiu.

O prefeito de Poá Marcos Borges (o Marcos da Gráfica) ressaltou a importância do evento organizado pela Secretaria Municipal da Mulher. “Sempre na semana que celebramos o Dia Internacional da Mulher, em março, realizamos palestras, eventos com personalidades, com o objetivo de orientar as mulheres para lembrar os direitos delas. Este evento com a Maria da Penha é o ápice. Aquela que doou seu nome a uma lei que tem o objetivo de proteger e garantir os direitos da mulher. Principalmente aquela que sofre violência onde ela jamais imaginaria que é dentro de seu lar. No meu entender a maior das violências”, afirmou o prefeito.

O chefe do Poder Executivo lembrou que a palestra de Maria da Penha consagra e justifica a criação desta Secretaria da Mulher em Poá. “Além disso, a palestra conscientiza os homens para mudar a mentalidade deles e não só orientar a mulher, porque ela sabe o seus direitos. O importante também é orientar o homem que a mulher é sua companheira, a mãe de seus filhos, aquela que tem ajudado a construir uma família. Que merece todo o respeito. É preciso mostrar ao homem que a mulher que ele escolheu para estar de seu lado é sua companheira, sua amiga, mãe de seus filhos. Que merece respeito. Desta forma que construiremos uma sociedade saudável, com famílias fortes e cidadãos com seus direitos respeitados”, definiu o prefeito.

A secretária municipal da Mulher, Aretha Marques, elogiou a palestra de Maria da Penha e destacou a importância de manter os trabalhos na secretaria em apoio às mulheres da cidade. “A palestra da Maria da Penha, destacando que equipamentos sociais como Centro de Referência da Mulher e Delegacia da Mulher, que é uma das nossas reivindicações na cidade, são de extrema importância para que os direitos das mulheres sejam respeitados. Reunimos um grande número de mulheres que, além de ver um grande exemplo de vida, também puderam conhecer mais sobre a lei e a forma de proceder em casos de violência”, disse Aretha.

Além de Maria da Penha, o público pôde conferir também palestras de Eduardo Lyra, jornalista, escritor e fundador do Instituto Gerando Falcões, e Vânia Nacaxe, professora e facilitadora de cursos e trabalha com desenvolvimento do potencial humano, em desempenho de alto nível.

Fonte: SCP \ Foto: ADILSON SANTOS - Ângulo Produções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br