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quarta-feira, 10 de junho de 2015

Sebrae-SP e Prefeitura de Mogi das Cruzes querem incentivar participação de pequenos negócios nas compras públicas

Evento vai reunir representantes de micro e pequenas empresas com o objetivo de incentivá-los a participar das licitações do município

O Escritório Regional do Sebrae-SP e a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizam, no dia 19 de junho, a partir das 9 horas, uma grande capacitação voltada aos empreendedores que desejam participar das licitações lançadas na cidade. Os empresários vão assistir à palestra “Licitação e as ME e PP” e obter informações técnicas sobre a participação de negócios de pequeno porte nos processos licitatórios municipais. O evento é gratuito e as inscrições estão abertas.

O evento será realizado no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe), no bairro Nova Mogilar. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via Internet por meio do portal da Escola de Governo de Mogi das Cruzes (www.escoladegovernoegestao.pmmc.com.br), no link “Inscrições”, ou de forma presencial, na Sala do Empreendedor, localizada no terceiro andar da Prefeitura. A ação tem apoio do Sindicato Rural, Sindicado dos Contadores do Estado de São Paulo (Sescon) e Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC).

A capacitação faz parte de uma série de atividades que serão realizadas entre os meses de junho e julho, por meio de parceria firmada entre o Escritório Regional do Sebrae-SP e a Prefeitura de Mogi. A primeira delas está prevista para o dia 17, quando será realizada uma capacitação para agentes públicos e contadores, com foco em compras públicas. Já nos dias 1, 8, 15, 22 e 28 de julho serão ministradas oficinas específicas para os segmentos de Agronegócios, Comércio, Indústria e Serviços.

O gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP, Sergio Gromik, explica que a intenção é utilizar o projeto de Mogi das Cruzes como modelo para aplicação em outras cidades da região. “É muito importante que as micro e pequenas empresas participem das concorrências públicas, pois é um mercado de grandes oportunidades e as mudanças na legislação incentivam a participação. Isso é importante porque evita que concorrentes de outras regiões vençam as licitações, de forma que a economia do município, e de todo o Alto Tietê, torne-se cada vez mais forte”, destaca.

Ainda de acordo com Sergio Gromik, as capacitações devem trazer mais confiança para os empresários. “É comum que os gestores das micro e pequenas empresas sintam-se desmotivados a participar das concorrências por desinformação. Eles tendem a acreditar que as compras públicas são muito complicadas e destinadas apenas a empresas de grande porte e isso não é verdade. Queremos derrubar esse mito e preparar nossos empreendedores para que participem e possam vencer os processos licitatórios. Quando as compras são realizadas para micro e pequenas empresas do município, o dinheiro circula e gera emprego, renda e desenvolvimento”, conclui.

Agronegócio
As compras públicas também serão tema de duas palestras voltadas para os produtores rurais da região, a serem realizadas na Secretaria de Agricultura de Suzano e no Sindicato Rural de Mogi das Cruzes. Os eventos estão previstos para os dias 27 e 28 de julho, respectivamente. Informações também podem ser obtidas junto ao Sebrae-SP pelo telefone (11) 4722 8244.

Fonte: AI

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