Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Reunião preparatória para conferência municipal da Assistência Social reúne população de Ferraz

A segunda reunião preparatória para a “X Conferência Municipal da Assistência Social”, que acontecerá em 15 de julho (quarta-feira), foi realizada no Centro de Juventude Angelina, na manhã desta quinta-feira (2 de julho) e reuniu aproximadamente 100 pessoas do território do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Bela Vista.

Considerado um sucesso, pelo público presente, o encontro contou com a participação de técnicos e da população que, juntos, discutiram temas ligados às principais demandas sociais, como aumento de vagas em programas sociais e a redução da idade das crianças para atendimento nos Centros de Juventudes, que hoje é a partir de 6 anos.

Para Elizabeth Bento, coordenadora Técnica da Secretaria de Promoção Social e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), um dos pontos que chamou a atenção foi a participação efetiva da sociedade, tanto em demandas como apontando propostas. “As pessoas apresentaram falas muito propositivas, não só na questão da assistência Social, como nas demais políticas levantando demandas que iremos encaminhar para as Secretarias de direito. Com isso, elas se sentirão contempladas em suas reivindicações”, afirmou a coordenadora.

Os grupos de discussão trabalharam sob o tema “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”. Também foram debatidos subtemas, como o enfrentamento das situações de desproteção social; o pacto federativo e consolidação do SUAS; o fortalecimento da participação e do controle social para gestão democrática.

“Nosso objetivo é mobilizar os munícipes e empoderá-los no que diz respeito a serem sujeitos de direitos, capazes de se representarem politicamente. Estamos muito felizes com a adesão nesta reunião, onde o tema foi exatamente a participação social”, disse a psicóloga Sabrina Nascimento da Silva, coordenadora do CRAS Bela Vista. “Quanto maior o conhecimento e a participação dos usuários de nossos serviços, mais se consolida a democratização dessa política pública”, completou.

De acordo com a secretária de Promoção e Desenvolvimento Social, estes encontros são fundamentais para que a população, principal alvo das ações sociais, sejam ouvidas em suas demandas. “As decisões precisam contemplar aqueles que de fato precisam de atendimento por sua condição de vulnerabilidade social. Estas reuniões preparatórias, como o nome diz, preparam para a grande conferência municipal que já terá subsídios para os debates que serão feitos”.

No final, propostas foram apresentadas, entre as quais: maior participação dos atores da sociedade civil nas reuniões do Conselho Municipal de Assistência Social, bem como nas decisões de outras políticas públicas, como saúde e educação.

A Conferência Municipal da Assistência Social será realizada na Escola Primorosa Jorge (Rua Tapiras, 100 – Vila Santo Antônio) e os interessados em participar do encontro podem comparecer ao local. No evento serão eleitos delegados que representarão o município em nível estadual e federal.

Fonte: SCFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br