Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

quinta-feira, 21 de julho de 2016

"Não estamos aqui para prometer construção de hospital, mas, sim, para colocar o que existe para funcionar", afirma Rodrigo Ashiuchi (PR)

Carla Fiamini
Segundo levantamento realizado pela equipe do pré-candidato a prefeito de Suzano-SP, mais de 70% dos casos acolhidos pela Santa Casa de Misericórdia da cidade são decorrentes a diabetes e hipertensão, e deveriam ser tratados nos postos de saúde; proposta dos republicanos é fazer com que as estruturas existentes na rede básica do município operem com funcionalidade e qualidade; e que o acolhimento dos Pronto-Atendimentos (PAs) de Palmeiras e do Dona Benta seja 24 horas

O pré-candidato a prefeito de Suzano pelo PR, o engenheiro e empresário Rodrigo Ashiuchi, diz, enfático, que o partido do qual faz parte não vai concorrer às eleições de 2016 tendo como base promessas, inclusive as de construção de hospitais. Para os republicanos, é preciso, num primeiro momento, colocar para funcionar o que já existe, pois a cidade não sofre com falta de equipamentos, mas, sim com falta de gestão. A rede básica, principalmente, segundo o partido, não funciona no município. É o que demonstra um levantamento realizado pela legenda, recentemente. Mais de 70% dos casos acolhidos pela Santa Casa de Misericórdia, por exemplo, são provenientes de diabetes e de hipertensão: Carla Fiamini

"Fiquei abismado quando tive acesso a esses números. Eles demonstram, com clareza, que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não funcionam como deveriam, não cumprindo com seu papel, que é o de acolher pequena e média complexidade e fazer os encaminhamentos necessários. Quem para numa Santa Casa por causa de diabetes e de pressão alta é porque não teve atenção devida no posto de saúde do bairro onde mora. Daí, é claro que a Santa Casa e outros equipamentos direcionados a casos graves vão ficar abarrotados de gente, e gerando reclamações sem fim. Suzano precisa mudar a forma como encara o setor da Saúde", lamenta Rodrigo Ashiuchi.

Na contramão do que políticos, gestores e até mesmo pré-candidatos já compartilham nas ruas, o PR não vai priorizar em seu plano de governo a construção de mais hospitais e de outros equipamentos de saúde, já que nem remédios simples e materiais básicos os profissionais que atuam nas UBSs da cidade e na Santa Casa têm para atender um paciente:

"Não digo que, caso tenhamos a oportunidade de administrar o município não investiremos em novos prédios. Mas, isso só quando tudo o que já existe estiver funcionando como deveria, com direito a atendimento adequado e humanizado ao cidadão que paga seus impostos e precisa ser acolhido quando está doente, sem que, para isso, se humilhe ou passe por provações, como permanecer por horas esperando sua vez para passar com um médico. Saio às ruas todos os dias, e os depoimentos que ouço sobre a Saúde de Suzano me deixam indignado", complementa o pré-candidato a prefeito.

O PR defende que os Pronto-Atendimentos (PAs), localizados nos dois extremos da cidade, distrito de Palmeiras e região do Dona Benta, passem a funcionar em sistema 24 horas. A agremiação ainda é a favor de uma ampla reestruturação na rede básica do município, para que os postos funcionem sem burocracia e com qualidade, oferecendo consultas, marcação de exames e medicamentos - o que, infelizmente, não acontece da forma como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS):

"Tenho me debruçado muito na questão da Saúde, analisando números. Suzano parou no tempo. Em 2006, por exemplo, tínhamos 199 leitos de internação na cidade. O Cadastro Nacional dos Estabelecimento de Saúde do Brasil (CNES) mostra que, em maio de 2016, eram 84 leitos. A OMS prevê três leitos para cada mil habitantes, ou seja, estamos muito aquém do razoável. Não adianta vir A ou B prometer a construção de mais paredes que não tenham leitos, médicos, medicamentos e instrumentos para atender as pessoas", reitera Rodrigo Ashiuchi.

Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br