Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

terça-feira, 24 de maio de 2016

A relação da família na dependência química é tema de evento da SBB

Em sua nona edição, Seminário sobre Dependência Química acontece no dia 21 de junho, no Centro de Eventos – Museu da Bíblia, em Barueri (SP)

A Relação da Família na Dependência Química: Mitos e Verdades é o tema da nona edição do Seminário sobre Dependência Química, que acontecerá em 21 de junho, no Centro de Eventos de Barueri – Museu da Bíblia, em Barueri (SP). Realizado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com a Comter (Comunidades Terapêuticas em Rede) e com o apoio do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas), o evento terá palestras e depoimentos de familiares de pessoas que enfrentam esse problema, além de atrações culturais.

“Quando tratamos o tema da dependência química, não podemos deixar de relacioná-lo com a família, que está intrinsecamente ligada ao problema e acaba, muitas vezes, ficando tão doente quanto o dependente. É preciso mostrar que ela é mais uma vítima e também precisa de cuidados”, explica Emilene Araujo, gerente de Projetos Sociais da SBB.

Para ajudar as famílias a identificar o seu papel, o encontro debaterá fatores como a culpa. “A família se culpa por não saber ou poder ajudar, além de se sentir responsável pela situação. Já o dependente sente-se culpado por ver a família sofrer e não conseguir cumprir as promessas feitas. Embora o contexto familiar possa facilitar a adicção por parte de seus membros, queremos mostrar que a decisão de usar ou parar de usar é sempre do próprio dependente químico”, ressalta a gerente.
Realizado com o objetivo de mobilizar a sociedade em torno do tema da dependência química, o encontro traz sempre a Bíblia como um forte instrumento de recuperação da família e do dependente químico. Nesta nona edição, o Seminário de Dependência Química deve reunir cerca de 500 participantes, entre dependentes químicos em recuperação e seus familiares e dirigentes de comunidades terapêuticas.

Confira a programação completa
8h30    Abertura e boas-vindas – Emilene Araujo, gerente de Projetos Sociais da SBB
9h00    Monólogo A Esperança, com a atriz Andreia Yarmalavicius
9h45    Os Desafios da Família Contemporânea: Prática da Fé – Erní Seibert, secretário de
Comunicação, Ação Social e Arrecadação da SBB
10h30 Intervalo
11h00  A Relação da Família na Dependência Química: Mitos e Verdades – Luiz Carlos F. Magno, mestre em Direito e delegado aposentado da Divisão de Prevenção e Educação (DIPE) do Departamento de Narcóticos da Polícia Civil de São Paulo (DENARC).
11h50  Apresentação da Rede Comter – Luís Gustavo Américo, presidente da Comunidade Terapêutica Conquista
12h00  Apresentação do coral Cristolândia.
12h45  Encerramento


Serviço:
9º Seminário sobre Dependência Química
A Relação da Família na Dependência Química: Mitos e Verdades
Data: 21 de junho de 2016 (terça-feira)
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: Centro de Eventos de Barueri – MuBi
Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto
Barueri – SP
Vagas limitadas
Inscrições: no site www.sbb.org.br/seminario_dep_quimica, ou pelos telefones 0800 727 8888, (11) 3474-5733 ou (11) 3474-5842.

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) é um órgão vinculado à Secretaria de Saúde de Barueri, que coordena as ações de prevenção ao uso indevido de álcool e outras drogas no município. Reporta-se aos Conselhos Estadual e Nacional Antidrogas, diretamente ligados ao Gabinete de Segurança Institucional do Governo Federal. O Comad coordena, desenvolve e estimula atividades de prevenção, tratamento e reinserção social procurando integrar todos os segmentos sociais, assegurando a maior participação possível dos movimentos comunitários.

As Comunidades Terapêuticas em Rede (Comter) foram criadas pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com comunidades terapêuticas que têm na Palavra de Deus a direção de seus trabalhos. Tem como objetivo ser referência multidisciplinar de reflexão, formação de ideias, discussões de cooperação e desenvolvimento das comunidades terapêuticas. Além disso, busca contribuir na qualidade do desenvolvimento das atividades de comunidades terapêuticas e organizações sociais que trabalham no processo de prevenção e tratamento da dependência química, bem como promover informações, troca de experiência e facilitar o estudo da Bíblia entre o público envolvido nessa questão.

A SBB e o programa A Bíblia na Recuperação da Dependência Química – Fundada em 1948, no Rio de Janeiro, a Sociedade Bíblica do Brasil tem como missão "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”. É uma entidade sem fins lucrativos, de natureza religiosa, social e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia, um bem de valor inestimável, que deve ser disponibilizado a todas as pessoas. Por seu caráter social, desenvolve programas com o objetivo de promover o desenvolvimento espiritual, ético e social da população brasileira.

O programa A Bíblia na Recuperação na Dependência Química tem o objetivo de contribuir para a recuperação dos dependentes químicos e prevenir o uso de drogas. É desenvolvido em parceria com organizações especializadas no tratamento terapêutico desse público. Em parceria com essas organizações, a SBB criou a Comter (Comunidades Terapêuticas em Rede), a fim de estimular a troca de experiências e a utilização da Bíblia no processo de recuperação.

Por meio deste programa, desde 2008 a SBB promove os seminários, cujo grande diferencial é divulgar o papel da Bíblia neste processo, incentivar a participação de dependentes químicos em recuperação, sejam eles internados em comunidades terapêuticas ou em tratamento ambulatorial, e auxiliar pessoas que trabalham com esta questão.

Fonte: AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br