Ângulo Produções

Ângulo Produções
Serviço Profissional de Fotojornalismo e Vídeojornalismo - Informações Ligue (11) 2854-9643

domingo, 4 de junho de 2017

Grupo Técnico de Apoio do Plano Diretor debate “A Visão de Futuro” para Suzano

Carla Fiamini

Colegiado é formado por representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada; debate girou em torno dos eixos de desenvolvimento e dos conceitos a serem aplicados na elaboração do documento, que deverá ser apreciado pela Câmara de Vereadores em agosto

O Grupo Técnico de Apoio (GTA) do Plano Diretor de Suzano (2018-2027) realizou na manhã desta sexta-feira (2 de junho) a segunda reunião de trabalho acerca da elaboração do documento. O encontro foi abrigado na Secretaria Municipal de Planejamento, no Centro Unificado de Serviços (rua Paulo Portela, 210 – centro). O colegiado, formado por representantes da sociedade civil organizada e do Poder Executivo suzanense, debateu, na oportunidade, o tema “Visão de Futuro”.

No encontro, foram discutidas as possibilidades de crescimento de Suzano, a partir o Plano Diretor, bem como sobre suas limitações e potencialidades. O objetivo da reunião também foi debater acerca das diretrizes de desenvolvimento do município, por meio de quatro eixos: “Trabalhar e Consumir”, com foco na geração de emprego e no acesso ao consumo; “Morar e Desfrutar”, voltado à qualidade de vida; “Preservar e Produzir”, destinado à questão ambiental e à agricultura; e “Integrar e Equilibrar”.

Os membros do GTA também compartilharam o calendário de encontros do Plano Diretor. As reuniões acontecerão até o início de outubro e vão tratar de temas diversos, como a proposta geral do macrozoneamento, zonas especiais, minuta do projeto de lei do Plano Diretor e o fechamento da proposta, que será encaminhada ao Legislativo para votação até agosto, segundo previsão do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi.

O grupo ainda debateu alguns dos projetos estratégicos destacados para as regiões norte, central e sul de Suzano, como o parque do Mirante do Tietê, o Parque Municipal “Max Feffer” e a requalificação do Baruel e de parte do distrito de Palmeiras.

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, o arquiteto Elvis José Vieira, afirmou que o trabalho do Plano Diretor também conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Governo, no apoio logístico para as reuniões do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2017/2021. As reuniões deliberativas do PPA, que terão início em 10 de junho (sábado), vão ocorrer em conjunto com as do Plano Diretor.

“O Plano Diretor deve ser levado em consideração no planejamento de todas as cidades, por determinação da Constituição Federal e do Estatuto das Cidades. O trabalho realizado em conjunto entre os representantes da sociedade civil organizada e do poder público demonstra nosso compromisso (governo) em fazer deste plano o mais fiel aos anseios da sociedade. Vale ainda frisar que, em Suzano, temos a rara oportunidade de construir o Plano Diretor concomitantemente com o PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA)”, observou Vieira.

A próxima reunião do GTA está marcada para acontecer em 7 de julho (sexta-feira). O horário e local ainda serão confirmados.

Fonte: SCS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação, estamos sempre trabalhando para levar boas informações ao público.

Parcitipe enviando seu e-mail para redação: jornal@anguloproducoes.com.br

Acesse o nosso site: www.je.inf.br